Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Jerónimo com intervenção de fundo no primeiro de três dias de Congresso

O secretário-geral comunista vai protagonizar uma intervenção de fundo logo na manhã de sexta-feira, primeiro de três dias do XX Congresso Nacional do PCP, no Complexo Municipal dos Desportos "Cidade de Almada".

Jerónimo com intervenção de fundo no primeiro de três dias de Congresso
Notícias ao Minuto

12:55 - 01/12/16 por Lusa

Política PCP

Segundo o programa, o líder comunista, após a previsível recondução na noite de sábado, deverá encerrar os trabalhos no domingo, pelas 13:00, com mais um discurso, menos extenso do que o primeiro.

Sob o lema "PCP - com os trabalhadores e o povo, democracia e socialismo", os cerca de 1.200 delegados da reunião magna vão começar por eleger os membros para a presidência do congresso, inicialmente ocupada pela Comissão Central de Controlo, aprovar a ordem de trabalhos e o horário, o secretariado, a comissão de verificação de mandatos, a comissão de redação para a proposta de resolução política e a comissão eleitoral.

O secretário-geral e os membros dos organismos executivos do Comité Central (Comissão Política e Secretariado Nacional), assumem, de início a Mesa da Presidência, que propõe a aprovação do regulamento.

No sábado, já depois da continuação das intervenções políticas de sexta-feira (15:00 - 20:00), previstas para entre as 09:30 e as 13:00 e as 15:00 e as 18:00, o pavilhão almadense fecha-se aos cerca de 2.000 militantes e convidados e perto de 200 profissionais dos órgãos da comunicação social, ficando reservada aos delegados.

Nessa altura, acontecerá a eleição, por voto secreto, dos novos membros do Comité Central, os quais vão depois definir o secretário-geral, os membros dos organismos executivos e da Comissão Central de Controlo.

O atual Comité Central propôs uma lista da qual constam todos os atuais elementos que integram a Comissão Política e o Secretariado Nacional, à exceção de Albano Nunes. Entre 146 nomes pré-designados, há 21 novos elementos - 13 homens e oito mulheres, com uma média de idade de 37 anos -, enquanto outros 29 membros deixaram de constar do rol do órgão dirigente alargado entre congressos.

Ainda segundo a organização, está prevista a presença de uma delegação do Partido Comunista Cubano, que deverá assinalar, em jeito de homenagem, o falecimento do antigo líder revolucionário e ex-chefe de Estado cubano, Fidel Castro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório