Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Passos pronto para deixar Gaspar sair?

A última remodelação do Executivo de Passos Coelho, feita por fases, parece não ter sossegado os espíritos quer dos centristas quer dos sociais-democratas. De acordo com o Jornal de Notícias a cabeça do ministro das Finanças continua a ser a mais pedida e fontes da maioria acreditam que a saída de Gaspar já terá sido mesmo acertada com o primeiro-ministro.

Passos pronto para deixar Gaspar sair?
Notícias ao Minuto

09:59 - 28/04/13 por Notícias Ao Minuto

Política Governo

Tanto alguns membros do CDS como do PSD acreditam que a remodelação do Executivo não foi suficiente e pedem mais mexidas, que passam pela substituição do ministro das Finanças Vítor Gaspar.

Fontes da maioria governamental, citadas pelo Jornal de Notícias, acreditam que a saída de Gaspar do Governo é uma questão de tempo e que já terá sido acertada com o primeiro-ministro Passos Coelho, para “vincar a mudança de ciclo” e precaver piores resultados nas eleições autárquicas.

“Tenho toda a confiança no primeiro-ministro. Foi alguém por quem mudei o curso da minha vida. Mas fiz isso pelo doutor Pedro Passos Coelho e não pelo ministro das Finanças”, avisa o vice-presidente da bancada do PSD, Carlos Abreu Amorim.

Insistir em manter Gaspar pode significar para Passos a abertura de uma crise política, especialmente com o CDS.

Por outro lado, se a saída do ministro das Finanças estiver já acertada, certo é que Gaspar não sairá antes da reforma do Estado, dos cortes de 1,3 mil milhões de euros para compensar o chumbo do Tribunal Constitucional e da apresentação do Orçamento rectificativo, nem da eventual aprovação da extensão das maturidades dos empréstimos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório