Meteorologia

  • 08 MAIO 2021
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Edição

Ministros voltam a atacar Gaspar, Portas ameaça sair

O Conselho de Ministros desta sexta-feira prolongou-se noite dentro, apurou o Expresso, devido ao clima de confronto "duríssimo" entre alguns ministros e Vítor Gaspar. Em causa estão os cortes que o Ministério das Finanças quer aplicar para compensar o chumbo do Constitucional. De acordo com a edição online do semanário, Paulo Portas terá mesmo ameaçado (outra vez) romper a coligação governativa.

Ministros voltam a atacar Gaspar, Portas ameaça sair

"Foi muito duro", confirmou um dos presentes no Conselho de Ministros ao Expresso, sem mencionar porém o desfecho de uma “dura” discussão de ideias que se prolongou por 11 horas e que terá levado o ministro Paulo Portas a ameaçar romper a coligação.

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, terá protagonizou, em conjunto com os ministros Paula Teixeira da Cruz (Justiça), Miguel Macedo (Administração Interna), Aguiar Branco (Defesa) e Álvaro Santos Pereira (Economia) a oposição a algumas medidas mais radicais das Finanças, designadamente em relação a novos cortes nas pensões e salários dos funcionários públicos.

À edição online do Expresso, um dos presentes nesta reunião de ministros, defendeu que "é preciso preservar níveis de sensibilidade social e evitar que a economia fique ainda mais estrangulada". Outro dos presentes no Conselho de Ministros de ontem confessou ter sido um “dos mais difíceis”, reforçando: “Isto está por um fio".

Ainda de acordo com o jornal, o ministro Paulo Portas está contra, por exemplo, cortes nas pensões da Caixa Geral de Aposentações (CGA) inferiores a 600 euros.

Recorde-se que até ao final do mês, o Governo tem de apresentar o Documento de Estratégia Orçamental, no qual constarão as medidas alternativas ao chumbo do Tribunal Constitucional (TC), que abriu um ‘buraco’ de 1,3 mil milhões.

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório