Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

"Custo das campanhas deve baixar", mas não financiamento dos partidos

“Fazer mais política de conteúdo e menos política de espetáculo” é um dos argumentos de Porfírio Silva.

"Custo das campanhas deve baixar", mas não financiamento dos partidos
Notícias ao Minuto

08:37 - 28/10/16 por Goreti Pera

Política Porfírio Silva

Porfírio Silva considera que “o custo das campanhas eleitorais deve baixar, não só para poupar dinheiro público, mas também para fazer mais política de conteúdo e menos política de espetáculo”. Isso mesmo expressou numa publicação feita na sua página no Facebook.

O deputado socialista esclareceu, contudo, que “coisa diferente” é o financiamento público dos partidos, que encara como “o único caminho para livrar essas instituições das malhas do financiamento privado”.

“Tal como foi uma reivindicação histórica da Esquerda que os deputados fossem pagos pelo Estado, para evitar que só os ricos pudessem ser eleitos, também deve haver meios para que os partidos não fiquem dependentes da boa vontade de quem tem dinheiro”, justificou o socialista.

O deputado eleito pelo círculo de Aveiro faz questão de recordar ainda que, “por muitas responsabilidades que tenham os partidos nas coisas que não correram bem, cabe sublinhar que não há nenhuma experiência histórica de democracia sem partidos”.

Assim sendo, adianta, “os partidos prestam um serviço público. Como tal, deve ser sempre melhorado esse serviço e melhorados esses partidos. Mas não se percebe que aqueles que rejeitam (e bem) que o Estado pague escolas privadas em concorrência com a escola pública queiram, ao mesmo tempo, que os partidos fiquem dependentes do financiamento privado”.

Recorde-se que, esta quinta-feira, a Assembleia da República aprovou projetos de PSD, CDS e PCP (com abstenção do PS) para a redução do financiamento público dos partidos e campanhas eleitorais, chumbando os projetos que punham fim a isenções fiscais, como a do IMI.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório