Meteorologia

  • 21 JULHO 2019
Tempo
26º
MIN 24º MÁX 28º

Edição

Rejeitados diplomas do PCP para alargar passe social intermodal

A comissão parlamentar de Economia rejeitou hoje dois projetos de lei do PCP que implementavam o passe social intermodal em todos os transportes coletivos de passageiros e atualizavam as coroas nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto.

Rejeitados diplomas do PCP para alargar passe social intermodal
Notícias ao Minuto

13:16 - 26/10/16 por Lusa

Política Comissões

Ambos os projetos foram rejeitados com os votos contra do PS e PSD, a abstenção do BE e o voto a favor do PCP.

Os comunistas pretendiam assim acabar com "os mais de dois mil títulos de transporte" que existem atualmente na Área Metropolitana de Lisboa e agilizar a mobilidade na Grande Lisboa.

"Havendo empresas como a Fertagus e a Barraqueiro Transportes, às quais se permitiu que não aceitassem o passe social intermodal; empresas como a Vimeca, à qual se permitiu que impedisse o acesso com o passe social intermodal a algumas das suas carreiras operadas dentro das coroas; ou como a MTS/Metro Transportes do Sul, que exige aos utentes o pagamento de um 'complemento' no valor de nove euros, [verificam-se] exemplos de um inadmissível quadro de restrições de utilização e de ausência de complementaridade do transporte coletivo como sistema", lê-se num projeto de lei.

Em relação ao Porto, o PCP afirma no diploma que "uma parte significativa dos residentes não são abrangidos por este importante instrumento, promotor da mobilidade e do transporte público que é o passe social intermodal/Andante", e que a "alternativa que lhes resta é estarem sujeitos a uma oferta dominada pelos operadores privados, na maioria das vezes diminuta e a preços elevadíssimos".

"O que propomos é adaptar as potencialidades do passe social intermodal/Andante às novas exigências do presente; alargar o seu âmbito geográfico, abrangendo mais populações, garantir a sua validade intermodal, consagrando a sua utilização em todas as carreiras de todos os operadores de transportes de toda a Área Metropolitana do Porto", lê-se no outro projeto de lei.

O passe social intermodal é um passe mensal válido em operadores de transporte de diferentes zonas que integram a estrutura de coroas das áreas metropolitanas, com tarifas reduzidas.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório