Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Críticas ao Governo por falta de mapas "não são grande malha"

O líder comunista classificou hoje as acusações da oposição ao Governo, de falta de documentação na proposta de Orçamento do Estado para 2017 (OE2017) como uma "não grande malha", embora concordando que deve ser reposta qualquer falha.

Críticas ao Governo por falta de mapas "não são grande malha"
Notícias ao Minuto

18:15 - 25/10/16 por Lusa

Política PSD

"Se existe alguma falta, deve ser preenchida, mas PSD e CDS encontrarem esse argumento mais ou menos técnico para fazer os questionamentos de fundo no plano político, obviamente, não é grande malha. De qualquer forma, insisto, se há documentos em falta, que sejam preenchidos", disse Jerónimo de Sousa, à margem de uma visita à nova Biblioteca Municipal Ary dos Santos, em Sacavém, juntamente com o autarca comunista e ex-líder parlamentar, Bernardino Soares.

Normalmente, os governos incluem nos mapas que integram os OE a informação nas duas óticas (contabilidade pública e contabilidade nacional), mas, desta vez, o gabinete de Mário Centeno não incluiu a informação em contas públicas, tendo as Finanças argumentado, em resposta ao requerimento apresentado pelo PSD, que "as estimativas obtidas em contabilidade pública nesta fase da execução orçamental do ano em curso", tal como o PSD agora requer, "têm uma margem de erro assinalável".

Face à pergunta sobre se o acordo com os socialistas de alguma forma mancha o PCP, com polémicas como esta falta de documentos ou a definição dos salários da administração da Caixa Geral de Depósitos, entre outras, Jerónimo de Sousa voltou a frisar que "não existe um Governo de maioria de esquerda, nem um Governo de esquerda", mas antes "um Governo minoritário do PS".

"Não somos força de apoio. O PCP mantém a sua coerência em relação ao nível de convergência verificado na posição conjunta PS/PCP. É isso que define o grau de compromisso", definiu.

Segundo o secretário-geral do PCP, o seu partido "sente-se livre na afirmação da sua independência e autonomia para votar contra aquilo que lhe pareça mal e apoiar aquilo que lhe pareça bem".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório