Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Bloco não vai a Cuba com Marcelo, no PCP há quem 'não perdoe'

O Bloco de Esquerda será o único grupo parlamentar a não acompanhar Marcelo a Cuba.

Bloco não vai a Cuba com Marcelo, no PCP há quem 'não perdoe'
Notícias ao Minuto

11:10 - 25/10/16 por Carolina Rico

Política Visita Oficial

O Bloco de Esquerda recusou integrar a comitiva que acompanhará o Presidente da República numa visita de Estado inédita a Cuba, sem adiantar o motivo, numa deslocação com representantes de todos os restantes grupos parlamentares.

No Facebook, os deputados do PCP Ângelo Alves e Miguel Tiago comentaram a decisão dos bloquistas.

“É muito compreensível”, defendeu Miguel Tiago na sua publicação. “É a maneira mais segura de não terem que dizer bem do processo revolucionário”

Os apoiantes do Bloco “gostam pouco de Cuba e muito de Luaty's, bombardeamentos na Líbia, terrorismo na Síria e nazi-fascismo na Ucrânia […] Nada como ser tudo e não ser nada para agradar a toda a gente ”, ironizou o deputado.

Para Ângelo Alves, “o que espanta é que o BE sempre tão lesto na comunicação não explique as razões de tal decisão. Era importante”.

“Era bom que o BE fosse claro. Não sobre as suas opções políticas e ideológicas. Essas já sabemos quais são. Esta decisão apenas vem confirmar. Mas sim até onde leva essas opções na análise das relações entre dois estados soberanos”, acrescentou.

Luis Montenegro (PSD), Idália Serrão (PS), Hélder Amaral (CDS), António Filipe (PCP) e José Luis Ferreira (PEV) são os deputados que vão acompanhar Marcelo Rebelo de Sousa nesta visita de Estado, que se realiza quarta e quinta-feira.

O chefe de Estado português foi convidado por Raúl Castro para visitar Cuba e aproveita a deslocação à Cimeira Ibero-Americana que vai decorrer entre sexta-feira e sábado, dias 28 e 29 de outubro, em Cartagena das Índias, na Colômbia, para responder agora a esse convite.

Além do encontro agendado com Raúl Castro, Marcelo Rebelo de Sousa poderá também encontrar-se com o líder histórico Fidel Castro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório