Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Bloco é o único grupo parlamentar que recusa acompanhar Marcelo a Cuba

O BE recusou integrar a comitiva que acompanhará o Presidente da República numa visita de Estado inédita a Cuba, sem adiantar o motivo, numa deslocação com representantes de todos os restantes grupos parlamentares.

Bloco é o único grupo parlamentar que recusa acompanhar Marcelo a Cuba
Notícias ao Minuto

17:59 - 24/10/16 por Lusa

Política Diplomacia

Luis Montenegro (PSD), Idália Serrão (PS), Hélder Amaral (CDS), António Filipe (PCP) e José Luis Ferreira (PEV) são os deputados que vão acompanhar Marcelo Rebelo de Sousa nesta visita de Estado, que se realiza quarta e quinta-feira, segundo informação da Presidência da República hoje divulgada.

Desta lista não consta o BE e, contactada pela agência Lusa, fonte oficial bloquista confirmou que o partido foi convidado, mas que não vai a Cuba, escusando-se a fazer mais comentários ou a avançar qualquer justificação para esta decisão.

O Presidente da República realiza entre quarta e quinta-feira uma visita de Estado inédita a Cuba, onde se reunirá com o chefe de Estado cubano, Raúl Castro, e poderá também encontrar-se com o líder histórico Fidel Castro.

Marcelo Rebelo de Sousa viaja para Havana na terça-feira em voos comerciais, com escala em Paris, e tem chegada à capital cubana prevista para as 20:25 (01:25 de quarta-feira na hora de Lisboa), mas o programa só começa no dia seguinte.

O chefe de Estado português foi convidado por Raúl Castro para visitar Cuba e aproveita a deslocação à Cimeira Ibero-Americana que vai decorrer entre sexta-feira e sábado, dias 28 e 29 de outubro, em Cartagena das Índias, na Colômbia, para responder agora a esse convite.

De acordo com o programa divulgado, além da componente institucional, esta visita tem também uma vertente cultural e dá especial atenção às relações económicas, incluindo o encerramento de um Fórum Empresarial Bilateral Portugal-Cuba, organizado pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).

Neste momento, Cuba atravessa um processo de gradual abertura económica e recentemente retomou relações diplomáticas com os Estados Unidos, que no entanto mantêm o embargo económico e financeiro iniciado há mais de meio século.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório