Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Propostas do PCP: "‘Inadvertido tiro no pé ou deliberado fogo amigo"?

Vital Moreira reage às preocupações da agência DBRS sobre as medidas escolhidas pelo Executivo português para a estabilização da banca.

Propostas do PCP: "‘Inadvertido tiro no pé ou deliberado fogo amigo"?
Notícias ao Minuto

15:52 - 24/10/16 por João Oliveira

Política Vital Moreira

Em jeito de reação aos avisos tecidos pela agência DBRS às “medidas tomadas pelo Governo português para estabilizar a banca", Vital Moreira vem dizer que este alerta já era esperado e que, propostas como a do PCP de suspender o pagamento dos juros da dívida, são as que realmente “preocupam os mercados”.

“Sabendo-se que propostas destas - mesmo se destinadas apenas à ‘plateia’ partidária - não podem deixar de causar algum alarme nos mercados, dado serem oriundas de um dos partidos da maioria parlamentar de apoio ao Governo, é caso para perguntar se se trata de inadvertido ‘tiro no pé’ ou de deliberado ‘fogo amigo’, escreve o constitucionalista no blog Causa Nossa.

Dadas as premissas do problema, o antigo cabeça de lista do PS nas europeias diz a solução passa por “dar prioridade à redução relativa do endividamento”.

“Quando se verifica que, passados dois anos sobre a saída do programa de assistência externa, (..) continuamos sem nenhuma melhoria na classificação do risco da divida externa, sendo a referida agência de rating canadiana a única a conferir-nos a nota mínima acima de "lixo", cumpre sair definitivamente da zona de risco (…) e dar prioridade à redução relativa do endividamento, tendo em vista uma subida consistente do rating externo, sem a qual não haverá redução sustentada dos encargos da dívida”, explica.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório