O fundador do Clube dos Pensadores tece duras críticas à liderança de Passos Coelho no PSD numa altura que, no ‘horizonte’, se vão aproximando as eleições autárquicas do próximo ano.
“O PSD é um partido pessimista, desencantado e desalentado. Não tem conseguido ter capacidade de reação perante um PS optimista, esperançoso e sonhador”, critica , dizendo que que o atual PSD “é um problema de pessoas e não consegue tornar-se aos olhos dos portugueses uma alternativa”.
Numa opinião veiculada ao Notícias ao Minuto, e perspetivando já as eleições autárquicas, que serão um claro ‘teste’ aos diferentes partidos, Joaquim Jorge diz que “as eleições regionais dos Açores foram um sinal” e que, se nada mudar, “o PSD por este andar vai perder Lisboa, Porto, Gaia, Coimbra e muito mais câmaras”.
As críticas surgem na sequência da recente entrevista do ex-primeiro-ministro ao jornal Público, com o fundador do Clube dos Pensadores a criticar Passos Coelho por este sugerir que, sendo o objetivo do PSD conquistar a Associação Nacional de Municípios Portugueses, não ganhar Lisboa e Porto não seria considerado uma derrota.
Ora, Joaquim Jorge censura o líder ‘laranja’ por estas questões, pedindo ao PSD outra postura perante os portugueses, e diz mesmo que “enganam-se os que pensam que com este PSD vão voltar ao poder”.