Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 24º

Racismo? Indesculpável cartaz na Amadora, acusa Rui Tavares

Ex-eurodeputado não poupa críticas a câmara liderada pelos socialistas.

Notícias ao Minuto

09:15 - 24/10/16 por Pedro Filipe Pina

Política Redes Sociais

Um cartaz da câmara municipal da Amadora está a ser alvo de críticas. Em causa, está um cartaz (que pode ver acima) sobre videovigilância em que surge uma família sorridente acompanhada dos slogans “Segurança para todos. Olhamos por si”.

O cartaz tem sido partilhado e criticado nos últimos dias nas redes sociais e o ex-bloquista e atual líder do Livre, Rui Tavares, foi uma das pessoas a reagir: “Se fosse uma câmara francesa gerida pela família Le Pen, ninguém teria dúvidas do que isto seria. Mas é uma câmara portuguesa, gerida pelo PS”.

“No ano de 2016, num país como Portugal, num concelho como a Amadora, isto é inaceitável”, acrescenta ainda Rui Tavares, que não só critica a escolha da imagem e da opção política, como pergunta mesmo se “Carla Tavares, presidente da Câmara Municipal da Amadora, e o PS, estarão dispostos a conviver com esta propaganda indigna?”.

Pergunta ainda o historiador à autarquia se “é conscientemente que opta por esta campanha publicitária, fazendo dela parte da sua estratégia para o fim do mandato e as próximas eleições, dando a entender aos eleitores brancos e de classe média que está ali para os proteger dos que não são uma coisa nem outra?”.

Rui Tavares critica ainda a “muito duvidosa ideia de que a videovigilância trará mais segurança do que boas políticas sociais” bem como o facto de surgir como campanha por parte da Câmara da Amadora, “logo um dos concelhos mais diversos do país, deixa bem claro para que munícipe se dirige: uma família apenas de brancos, à exclusão visível de todos os que não são brancos”, pode ler-se.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório