Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Ano de 2017 será "mais prometedor do que este e certamente do que 2015"

O Presidente da República já recebeu Bloco de Esquerda e PS em Belém. PSD será ouvido ainda esta tarde.

Ano de 2017 será "mais prometedor do que este e certamente do que 2015"
Notícias ao Minuto

16:37 - 21/10/16 por Carolina Rico

Política Carlos César

O líder parlamentar do PS garante que, no que ao Orçamento diz respeito, 2017 será “um ano mais prometedor do que 2016 e certamente mais do que 2015”.

Carlos César falava aos jornalistas após audiência com Marcelo Rebelo de Sousa a propósito do Orçamento do Estado para o próximo ano.

“Este Orçamento obedeceu a um conjunto de trabalhos muito rigoroso (…), foi feito de forma cuidadosa e com grande responsabilidade e transparência”, defendeu o socialista.

Apesar de enfrentar “dificuldades diversas”, como “uma situação herdada da legislatura anterior de muita dificuldade no plano social e económico”, a proposta para 2017 permite manter o “entusiasmo possível” do rumo socialista no sentido de recuperar os rendimentos das famílias, disse Carlos César.

O Governo está, contudo, aberto a “melhorar o Orçamento e aceitar propostas de qualquer partido político que tenham mérito”, garantiu.

Marcelo Rebelo de Sousa já ouviu hoje o Bloco de Esquerda o PS. PAN, os Verdes, o PCP e o CDS-PP foram recebidos na quinta-feira.

No domingo, durante uma visita de Estado à Suíça, o chefe de Estado afirmou que durante o seu mandato as audiências com os partidos com assento parlamentar são trimestrais e que o OE2017 é uma boa razão para os convocar.

O Governo apresentou na sexta-feira a proposta de Orçamento do Estado de 2017 que prevê um crescimento económico de 1,5%, um défice de 1,6% do Produto Interno Bruto (PIB), uma inflação de 1,5% e uma taxa de desemprego de 10,3%.

Para este ano, o executivo liderado por António Costa piorou as estimativas, esperando agora um crescimento económico de 1,2% e um défice orçamental de 2,4% do PIB.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório