Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

Passos e o "mau" Orçamento: Propostas, talvez. Mercearia, não

O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, disse hoje que o Orçamento do Estado para 2017 é mau, não tem uma estratégica de crescimento para o país e que há a possibilidade de os sociais-democratas apresentarem propostas.

Passos e o "mau" Orçamento: Propostas, talvez. Mercearia, não
Notícias ao Minuto

07:09 - 21/10/16 por Lusa

Política PSD

"Este Orçamento é um mau Orçamento. Porque, apesar de aparentemente cumprir os objetivos de redução do défice, não tem uma estratégica de crescimento para o país", afirmou Pedro Passos Coelho num excerto de uma entrevista dada ao Público e que será hoje divulgada.

Segundo Pedro Passos Coelho, o PSD vai "definir a sua posição relativamente não só às grandes questões do Orçamento", mas também "definir, com clareza, que espaço é que pode existir" para o partido apresentar propostas.

"Não excluo essa possibilidade, embora muito coerentemente exclua que o PSD entre naquilo a que se chama a mercearia orçamental. Portanto, não vamos andar a fazer propostas avulsas, sobe aqui, desce ali", disse Pedro Passos Coelho.

Questionado pelos jornalistas do Público sobre que proposta o PSD poderá apresentar, o antigo primeiro-ministro afirmou que serão em "matérias de natureza estrutural".

O Governo apresentou no dia 14 a proposta de Orçamento do Estado de 2017 que prevê um crescimento económico de 1,5%, um défice de 1,6% do PIB (Produto Interno Bruto), uma inflação de 1,5% e uma taxa de desemprego de 10,3%.

Para este ano, o executivo liderado por António Costa piorou as estimativas, esperando agora um crescimento económico de 1,2% e um défice orçamental de 2,4% do PIB.

A proposta de Orçamento do Estado para 2017 vai ser discutida na Assembleia da República na generalidade entre 03 e 04 de novembro e o debate na especialidade em plenário ficou marcado para os dias 24, 25 e 28 de novembro.

Segundo o calendário fixado em conferência de líderes, a 29 de novembro será o encerramento do debate e a votação final global da proposta do Governo de Orçamento para o próximo ano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório