Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Orçamento "cauteloso" para que seja um "trunfo" caso haja revisão

Manuela Ferreira Leite reagiu esta noite à entrevista levada a cabo pela TVI ao primeiro-ministro.

Orçamento "cauteloso" para que seja um "trunfo" caso haja revisão
Notícias ao Minuto

23:58 - 20/10/16 por Pedro Filipe Pina

Política Ferreira Leite

Em entrevista à TVI, António Costa abordou o Orçamento de Estado, documento que tem regido o debate político em Portugal numa altura em que se conhece o documento na generalidade.

A antiga governante e líder do PSD reagiu à entrevista na antena da TVI 24, realçando que vê prudência no Orçamento mas aconselhando também ao Executivo alguma cautela no discurso.

“Uma das marcas deste Orçamento é que o cenário macroeconómico é muito cauteloso”, quando no anterior as estimativas para o crescimento “só poderiam realizar-se caso toda a envolvente que nos rodeia evoluísse muito bem”, destacou.

O abrandamento da economia de certos países e dúvidas sobre questões como o Brexit, por exemplo, levaram instituições como o Fundo Monetário Internacional a rever também previsões, lembrou também Manuela Ferreira Leite.

Na perspetiva da antiga ministra das Finanças esta opção “prudente” para que, a haver revisões, “sejam em alta, o que tem um impacto maior nas pessoas e é um trunfo político para qualquer Governo”

Manuela Ferreira Leite considera ainda que o Executivo e António Costa “se sentem orgulhosos” deste Orçamento mas alerta que “talvez não tenha razão para estar tanto” porque há elementos com “receitas que não se repetem”.

“Para apresentar a Bruxelas acho bem” mas aconselha algum cuidado no discurso, um alerta que deixa também à oposição, “que devia também mudar um pouco discurso” e “não pensar que tudo está mal e que o que estava a ser feito anteriormente é que ia dar bom resultado. Não há nenhuma constatação nem empírica nem teórica” a assegurá-lo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório