Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

"Não achei que Presidente estivesse preocupado com a situação política"

Marcelo Rebelo de Sousa está esta quinta-feira a reunir com os partidos com assento parlamentar.

"Não achei que Presidente estivesse preocupado com a situação política"
Notícias ao Minuto

16:02 - 20/10/16 por Pedro Filipe Pina

Política José Luís Ferreira

Após o PAN, foi a vez de Os Verdes destacarem os pontos em cima da mesa durante a reunião desta quinta-feira com o Presidente da República.

José Luís Ferreira falou aos jornalistas após o encontro, explicando que a discussão se debruçou sobre o Orçamento do Estado mas não só.

“Não sendo este o orçamento d’Os Verdes, consideramos que este Orçamento não é um documento ainda fechado, mas pelo menos ao nível da generalidade assenta nas linhas essenciais de um caminho iniciado no Orçamento de 2016”, afirmou.

Estas linhas essenciais, especificou, traduzem-se “na reposição de direitos e rendimentos às famílias que foram removidos pelo Governo PSD e CDS”.

“Isto nota-se na reposição de salários alvo de cortes”, na remoção “de metade da sobretaxa este ano, sendo que a outra metade será eliminada em 2017”, afirmou, lembrando ainda que esta questão foi definida entre o PS e Os Verdes nas negociações.

“Quanto à generalidade, Os Verdes votarão a favor. Quanto à votação final global, naturalmente que vamos ainda esperar pela discussão na especialidade”, já que, até ao momento, “nem todas as propostas” feitas pelo partido ecológico foram acolhidas.

Sobre a reunião com o chefe de Estado, José Luís Ferreira realçou ainda que a conversa com o Presidente não se centrou apenas no Orçamento mas também na situação política. “Não achei que estivesse muito preocupado, para além de uma preocupação que é comum a todos os portugueses, que é ter um Orçamento do Estado”

Sobre uma das questões que marcou a semana, relativamente aos salários de administradores da Caixa Geral de Depósitos, o representante do partido ecológico realçou que haverá uma proposta d’Os Verdes para “moralizar os salários”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório