Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Açores: CDU e Bloco confiantes na manutenção de deputados

O ambiente na sede da CDU era de confiança nos resultados das eleições dos Açores e o mesmo sentimento predominava na sede do BE, ao ficar em aberto a manutenção de um deputado por cada partido.

Açores: CDU e Bloco confiantes na manutenção de deputados
Notícias ao Minuto

21:42 - 16/10/16 por Lusa

Política Eleições

O dirigente regional da CDU, Martinho Batista, disse que "os resultados até ao momento [19:45 locais, mais uma em Lisboa] ainda são muito insuficientes", mas sublinhou que o partido aguarda "com expectativas otimistas".

"Há algumas tendências, achamos que vamos subir, que vamos crescer em termos de votos e portanto ainda é muito insuficiente", sublinhou em declarações à agência Lusa ao reagir à primeira projeção televisiva que indica que a CDU obtém entre 1 e 3 por cento dos votos.

Na sede do BE, numa unidade hoteleira de Ponta Delgada, às 19:00 locais estava num ambiente calmo, com poucos militantes presentes.

Numa sala com mais jornalistas que militantes afetos ao partido, e com os olhos postos na projeção da RTP, assistiu-se, contudo, a algum otimismo face à possibilidade de pelo menos manter o atual deputado no parlamento dos Açores, a coordenadora do BE/Açores Zuraida Soares.

Os dirigentes do BE presentes na sala manifestaram-se otimistas face à projeção, considerando que, num pior cenário, o BE irá manter o seu deputado, mas acalentava-se a esperança de reforçar a presença parlamentar.

A projeção à boca das urnas realizada hoje pela Universidade Católica para a RTP indica que o PS repete a maioria absoluta nas regionais dos Açores, obtendo entre 50 e 55% dos votos.

A mesma projeção indica que o BE consegue 2 a 4 % dos votos, e que a CDU obtém 1 a 3%, podendo eleger cada força política um deputado.

Um total de 228.160 eleitores, mais 3.033 do que no sufrágio de 2012, estavam inscritos para escolher os 57 deputados da Assembleia Legislativa Regional.

Concorreram às eleições 13 forças políticas: PSD, PSD, CDS-PP, BE, CDU, PPM, Livre, PAN, PCTP/MRPP, PURP, MAS, MPT e PDR.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório