Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

"Governo assume que coisas não estão bem mas propõe-se a fazer o mesmo"

O líder parlamentar Luís Montenegro reagiu em nome do PSD à proposta de Orçamento do Estado.

"Governo assume que coisas não estão bem mas propõe-se a fazer o mesmo"
Notícias ao Minuto

15:25 - 12/10/16 por Pedro Filipe Pina

Política PSD

O Governo tem estado a apresentar aos partidos as linhas gerais do Orçamento de Estado para o próximo ano. Luís Montenegro, líder parlamentar do PSD, ladeado por António Leitão Amaro e Maria Luís Albuquerque, reagiu em nome dos sociais-democratas ao início desta tarde de quarta-feira.

A partir da Assembleia da República e perante os jornalistas, Montenegro começou primeiro pelo passado, afirmando que o Executivo anterior, do PSD e CDS, iniciou a “recuperação, que passava por desagravamento de vários impostos”, e “essa diminuição da carga fiscal não tinha ligada a si nenhuma contrapartida”.

Agora, “ainda não sabemos o que é em termos de desagravamento fiscal, mas já sabemos que vai haver agravamento fiscal, nomeadamente no lado dos impostos indiretos”, criticou, acrescentando que da parte do PSD espera-se um “Orçamento de 2017 com uma marca muito clara de aumento de impostos”.

O líder da bancada parlamentar ‘laranja’ disse ainda que o “Governo mantém o desenho da sua política económica, mesmo sabendo que ficou aquém da expectativa que criou”.

“O Governo assume que as coisas não estão bem mas propõe-se a fazer o mesmo”, acrescentando que “é um ponto de partida” que causa “apreensão”, afirmou.

Salientando que o “Governo não detalhou o desenho das medidas fiscais nem a revisão do cenário macroeconómico mas já sabemos que essa revisão vai acarretar um desaceleramento do ritmo da economia”, o PSD criticou também o facto de o investimento público estar “estagnado”.

Entre outras questões apontadas relativamente à máquina do Estado, “veja-se as deficiências detetadas no sistema de educação e as restrições” que se têm feito sentir nos transportes públicos, apontou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório