Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

"Prioridade deve ser dar resposta aos problemas económicos e sociais"

O deputado do PCP garante que as dificuldades do país e das pessoas têm de estar à frente dos condicionamentos da União Europeia.

"Prioridade deve ser dar resposta aos problemas económicos e sociais"
Notícias ao Minuto

13:22 - 12/10/16 por Inês André de Figueiredo

Política João Oliveira

João Oliveira falou em nome do Partido Comunista Português (PCP) depois de uma reunião com o Governo em que foram apresentadas as linhas gerais do Orçamento do Estado para 2017.

Frisando que a “devolução de direitos e rendimentos” é uma das matérias de que os comunistas não abdicam, João Oliveira realçou que deverão ser aprofundados vários assuntos “como o combate à precariedade, o direito à educação e progressiva gratuitidade dos manuais escolares, e matérias que têm a ver com a Segurança Social e recibos verdes”.

“Há uma preocupação relativamente às dificuldades em arranjar respostas em alguns dos problemas que estão identificados e que resultam das limitações, desses autocondicionamentos que o Governo assume para dar cumprimento a imposições da União Europeia”, atirou o deputado, acrescentando que “a prioridade deve ser dar resposta aos problemas económicos e sociais do país, rejeitando as imposições da UE que são contrárias a essa prioridade”.

A “preocupação” do PCP é que o Orçamento do Estado “traduza essa resposta aos problemas que temos vindo a identificar”. “Se é na especialidade ou na proposta de lei do Governo, isso depende da forma como a proposta de lei for apresentada e do trabalho que for feito na especialidade”, disse, referindo que o mais importante é alcançar um consenso.

Quanto à posição conjunta da Esquerda, o deputado esclareceu que “há matérias relativamente às quais já foi encontrada a resposta que estava prevista na posição conjunta e, para responder aos problemas identificados, há matérias relativamente às quais há necessidade de aprofundar a resposta que já foi dada", havendo "outras que ainda não tiveram resposta e precisam de ter".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório