Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 24º

Governo deve fazer "escolhas sustentáveis" para equilibrar contas

O líder do PSD exortou hoje o Governo a fazer "escolhas sustentáveis" para equilibrar as contas públicas, sublinhando que não se pode andar todos os anos "aflito" à procura de receitas extraordinárias para atingir os objetivos.

Governo deve fazer "escolhas sustentáveis" para equilibrar contas
Notícias ao Minuto

23:06 - 08/10/16 por Lusa

Política Passos Coelho

"Têm de ser escolhas sustentáveis, não se vai andar todos os anos aflito à procura de coisas extraordinárias para atingir os objetivos, isso é uma ilusão", afirmou Pedro Passos Coelho.

Como exemplo, Passos Coelho, que falava durante uma visita à Festa das Colheitas, em Vila Verde, apontou o processo extraordinário de regularização de dívidas ao fisco e à Segurança Social lançado pelo Governo "porque precisa de ir buscar dinheiro".

"O dinheiro não existe porque foi orientado para outras coisas", referiu, dando como exemplos a redução do IVA da restauração e a reposição dos salários dos funcionários públicos num só ano.

Sublinhou que não é possível "ter sol na eira e chuva no nabal, tudo de bom ao mesmo tempo" e lembrou que as escolhas têm vantagens e desvantagens".

Segundo o líder social-democrata, se o futuro for planeado "sempre em cima da exceção", o país "nunca sairá do sítio" e estar-se-á sempre a adiar o que é necessário fazer.

Pedro Passos Coelho realçou que o Governo se comprometeu a fazer uma "reavaliação minuciosa" das despesas do Estado, para avaliar que poupanças podem ser feitas.

No entanto, disse que ainda desconhece os resultados do estudo, numa altura em que se está a uma semana da apresentação do Orçamento do Estado para 2017.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório