Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Guterres "leva quase tudo pela frente" quando se dedica a causas

O antigo secretário-geral do PS António José Seguro congratulou-se hoje com a escolha de António Guterres para secretário-geral da ONU, sublinhando que é um homem que "leva quase tudo pela frente" quando se dedica a causas.

Guterres "leva quase tudo pela frente" quando se dedica a causas
Notícias ao Minuto

22:55 - 07/10/16 por Lusa

Política António Seguro

"Conheço bem, porque trabalhei com ele durante muitos anos, as suas qualidades humanas e sei que, quando se dedica a causas, leva quase tudo pela frente", referiu Seguro, em Guimarães, à margem de uma conferência sobre "Transparência e Reforma Eleitoral".

Classificando António Guterres como "a pessoa certa" para a liderança da ONU, Seguro adiantou que a sua eleição é "um momento de esperança para a cena internacional", numa altura em que "o mundo vive uma situação muito complexa", com demasiadas crises".

"Mas ele [Guterres] tem força, determinação e convicções e é isso que faz com que a sua eleição seja um momento de esperança para a cena internacional", realçou.

Seguro manifestou-se convicto de que o "humanismo" e a "profunda solidariedade" serão as marcas que o antigo primeiro-ministro deixará nas Nações Unidas.

"Tenho a certeza de que as Nações Unidas vão ter muito orgulho no seu trabalho, na sua capacidade de mobilizar consensos e de criar movimentos no sentido de prevenir conflitos e, nalguns casos, de os poder resolver", acrescentou.

Por isso, e como amigo, português e cidadão do mundo, Seguro desejou "as maiores felicidades" a Guterres.

"Neste momento, o que nos lhe desejamos é que vá numa boa hora, isto é, que tenha todas as condições para promover consensos e unidades", rematou.

O Conselho de Segurança da ONU escolheu quinta-feira, por unanimidade e aclamação, o antigo primeiro-ministro português António Guterres como secretário-geral da organização.

A escolha do Conselho de Segurança, o principal órgão decisório das Nações Unidas, deverá agora ser ratificada pela assembleia-geral da organização.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório