Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

ONU: PCP apela a Guterres para travar "perversão e instrumentalização"

Os dirigentes do PCP apelaram hoje ao português António Guterres, que irá substituir o sul-coreano Ban Ki-Moon como secretário-geral das Nações Unidas, para contrariar a "perversão e instrumentalização" daquela instituição.

ONU: PCP apela a Guterres para travar "perversão e instrumentalização"
Notícias ao Minuto

16:28 - 06/10/16 por Lusa

Política Dirigente

"O PCP salienta os enormes desafios que estão colocados a António Guterres, desde logo o da defesa e respeito do direito internacional como consagrado nos princípios e valores da Carta das Nações Unidas e a defesa da missão e papel da ONU, contrariando a perversão e instrumentalização de que têm vindo a ser alvo", lê-se em comunicado.

Os comunistas, reconhecendo tratar-se de um "importante cargo da diplomacia internacional", salientam que a "assunção desta elevada responsabilidade por António Guterres ocorre numa situação internacional que exige das Nações Unidas uma ação determinada a favor da promoção e defesa da paz, da cooperação, do desenvolvimento económico e social, no respeito pelos direitos dos povos, incluindo à autodeterminação, e da soberania e independência dos estados".

O Conselho de Segurança das Nações Unidas escolheu hoje por unanimidade e aclamação o antigo primeiro-ministro português António Guterres como secretário-geral.

"O Conselho de Segurança recomenda à Assembleia-Geral que o senhor António Guterres seja designado como secretário-geral das Nações Unidas, entre 01 de janeiro de 2017 e 31 de dezembro de 2021", afirma a recomendação do órgão decisório da ONU.

A decisão foi anunciada aos jornalistas pelo embaixador da Rússia, Vitaly Churkin, que assume este mês a presidência rotativa do Conselho de Segurança.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório