Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

PCP diz que foi dado "passo quase decisivo" para eleição de Guterres

O PCP considerou que foi hoje dado "um passo importante e quase decisivo" para a eleição de António Guterres como secretário-geral da ONU e defendeu ser necessário contrariar a "linha de instrumentalização" das Nações Unidas que tem sido seguida.

PCP diz que foi dado "passo quase decisivo" para eleição de Guterres
Notícias ao Minuto

20:39 - 05/10/16 por Lusa

Política ONU

"Aquilo que neste momento poderemos dizer é que foi dado um passo importante e quase decisivo para a eleição de António Guterres como secretário-geral das Nações Unidas", afirmou à Lusa Ângelo Alves, membro da Comissão Política do PCP.

O responsável, que referiu que "o PCP fará uma declaração mais elaborada sobre esta questão no momento certo, após a conclusão do processo de indigitação do secretário-geral das Nações Unidas", sublinhou ainda que "um bom secretário-geral das Nações Unidas deve primar o seu mandato e a sua ação no respeito pelos princípios na carta das Nações Unidas, pela defesa do direito internacional e dos direitos dos povos e dos estados membros".

"Os desafios que se colocam ao novo secretário-geral da ONU são imensos, num momento em que o mundo atravessa tensões muito grandes e em que um conjunto de acontecimentos de facto relevam da importância da defesa dos princípios da Carta das Nações Unidas e da não instrumentalização da ONU para fins que não são os daquela organização", referiu.

Ângelo Alves defendeu ainda que o novo secretário-geral deve "tentar contrariar aquilo que tem sido, infelizmente, uma linha de instrumentalização da ONU, nomeadamente pelas maiores potências ocidentais e, nomeadamente, as potências da NATO".

António Guterres ficou à frente e não recolheu nenhum veto na sexta votação do Conselho de Segurança das Nações Unidas, em Nova Iorque, para eleger o próximo secretário-geral da organização.

O presidente do Conselho de Segurança das ONU disse aos jornalistas, no final da sexta votação do Conselho de Segurança para secretário-geral, que o organismo espera recomendar "por aclamação" o nome de António Guterres na quinta-feira.

António Guterres venceu as cinco primeiras votações para o cargo, que aconteceram a 21 de julho, 05 de agosto, 29 de agosto, 09 de setembro e 26 de setembro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório