Meteorologia

  • 17 ABRIL 2024
Tempo
28º
MIN 14º MÁX 28º

Partido de reformados propõe teto máximo e mínimo nas pensões

O Partido Unido de Reformados e Pensionistas defende alterações nos valores de pensões.

Partido de reformados propõe teto máximo e mínimo nas pensões
Notícias ao Minuto

19:14 - 04/10/16 por Pedro Filipe Pina

Política PURP

O Partido Unido de Reformados e Pensionistas (PURP) propõe alterações no sistema de pensões, por forma a que haja um teto mínimo e um teto máximo que abranja todos os pensionistas.

Em comunicado enviado às redações, o partido que teve perto de 14 mil votos nas legislativas de há um ano, recorre a números do Pordata para salientar que “temos, neste momento, quase 1.200.000 pensionistas que recebem pensões mínimas, entre 202 e 380 euros, conforme os tipos de pensões e os anos de descontos. Eleva-se a mais de 1.500.000 os pensionistas que recebem uma pensão inferior ao salário mínimo nacional”.

“Mantém-se assim quase 1.200.000 cidadãos idosos em pobreza extrema e mais de 300.000 em situação de pobreza, num momento da vida em que mais gastos o cidadão tem, nomeadamente com a saúde”, lê-se no mesmo comunicado.

Defendendo que “não basta criticar, deve-se apontar soluções”, o PURP propõe um limite das pensões, reformas e subvenções “dentro de um valor que seja humanamente digno”, sugerindo que este teto máximo poderia ser o valer equivalente a três salários mínimos nacionais – que, recorde-se, se encontra nos 530 euros – e que as pensões mais baixas deveriam subir até ao equivalente ao salário mínimo nacional.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório