Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Cristas acusa Governo de austeridade cega

Madalena, Açores, 03 out - A presidente do CDS-PP afirmou hoje que o caminho escolhido pelo Governo socialista é o de uma austeridade cega, que não tem em conta o que as pessoas podem pagar, servindo para manter políticas falhadas.

Cristas acusa Governo de austeridade cega
Notícias ao Minuto

23:54 - 03/10/16 por Lusa

Política CDS

"O caminho que [o primeiro-ministro] escolheu está profundamente errado, como a economia não está a crescer como ele queria, lembro que há um ano atrás prometia 2,4 por cento [de crescimento] e hoje na entrevista [que deu ao jornal Público] já aceita que será um por cento, já diz que não será mais do que isso, então o que é que vão fazer? Lançamento de mais impostos", disse Assunção Cristas num jantar comício na ilha do Pico, Açores.

Para a líder nacional dos centristas, trata-se de "uma austeridade à esquerda, só que é uma austeridade cega, que não tem em conta aquilo que as pessoas podem pagar".

Referindo que os impostos indiretos que foram aumentados incidiram sobre o gasóleo e a gasolina, disse que penalizam a classe média "porque é essa que fica a pagar mais".

Para Assunção Cristas, os socialistas estão a "rapar tudo onde podem para manter politicas que saíram falhadas e que estão erradas".

"Quando perguntamos onde estão políticas de apoio ao investimento, não estão, o investimento público que tanto ajuda que os privados possam prosseguir não está lá e baixou 10 por cento quando devia crescer 12 por cento e é por isso que não há dinheiro para lá pôr", afirmou, dizendo que não há verbas para escolas, hospitais ou para fundos comunitários.

"Está a faltar por todo o lado", concluiu.

Os açorianos vão escolher um novo parlamento regional nas eleições do próximo dia 16 de outubro e hoje cumpre-se o segundo dia oficial de campanha.

Assunção Cristas passou hoje o dia na ilha do Pico para apoiar o cabeça de lista por este círculo eleitoral, Daniel Rosa.

O Pico elege quatro deputados para o parlamento regional (composto por 57 deputados) e esses eleitos têm sido sempre do PSD e do PS.

"Estamos em condições de começar a fazer história no Pico", disse a líder centrista perante mais de 200 pessoas que participavam num jantar comício de apresentação dos candidatos realizado na vila da Madalena.

Nas últimas eleições para a Assembleia Legislativa Regional dos Açores, o CDS ficou a cerca de 600 votos de eleger um deputado pelo Pico.

Após 20 anos de 'reinado' socialista no arquipélago, Cristas aludiu a um "ambiente de medo que se vive nos Açores, tantas pessoas que até gostam de nós mas têm medo de dar a cara".

"Acredito que, ao fim de 42 anos de democracia, é altura desse ambiente mudar", vincou.

Na Assembleia Legislativa Regional, o PS tem 31 dos 57 lugares, enquanto o PSD 20. O CDS-PP conquistou três deputados em 2012, e BE, PCP e PPM têm um mandato cada.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório