Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

"Comissão Europeia não pode tomar posições antes do Orçamento"

Parlamento Europeu discutiu hoje a possibilidade de serem suspensos os fundos europeus a Portugal e Espanha.

"Comissão Europeia não pode tomar posições antes do Orçamento"
Notícias ao Minuto

23:47 - 03/10/16 por João Oliveira

Política Fundos europeus

À saída do Parlamento Europeu, Marisa Matias falou à SIC sobre os resultados da reunião sobre a possibilidade de os fundos europeus para Portugal e Espanha serem alvo de suspensão. Foi um encontro de onde saíram “pontos comuns mas também alguns pontos de divergência”, começou desde logo por dizer.

Sobre a unanimidade, a eurodeputada destaca o “sentimento de necessidade em haver reciprocidade”, referindo-se ao facto dos eurodeputados terem ouvido o parecer da Comissão Europeia, mas também de ser “de entendimento geral de que se devem ouvir os Governos português e espanhol antes de dar a discussão por encerrada”.

Por isso mesmo, adiantou, “vai ser escrita uma carta à Comissão Europeia onde deixaremos claro os aspetos onde existe uma maioria no parlamento europeu, nomeadamente uma maioria uma oposição à suspensão dos fundos estruturais”.

Por outro lado, a representante do Bloco de Esquerda em Estrasburgo disse ser importante que “a Comissão Europeia não tenha uma posição antes de os Governos poderem apresentar os seus próprios orçamentos”, porque isso irá “condicionar a elaboração das propostas de Orçamento”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório