Meteorologia

  • 25 OUTUBRO 2021
Tempo
22º
MIN 14º MÁX 23º

Edição

"Comissão Europeia não pode tomar posições antes do Orçamento"

Parlamento Europeu discutiu hoje a possibilidade de serem suspensos os fundos europeus a Portugal e Espanha.

"Comissão Europeia não pode tomar posições antes do Orçamento"

À saída do Parlamento Europeu, Marisa Matias falou à SIC sobre os resultados da reunião sobre a possibilidade de os fundos europeus para Portugal e Espanha serem alvo de suspensão. Foi um encontro de onde saíram “pontos comuns mas também alguns pontos de divergência”, começou desde logo por dizer.

Sobre a unanimidade, a eurodeputada destaca o “sentimento de necessidade em haver reciprocidade”, referindo-se ao facto dos eurodeputados terem ouvido o parecer da Comissão Europeia, mas também de ser “de entendimento geral de que se devem ouvir os Governos português e espanhol antes de dar a discussão por encerrada”.

Por isso mesmo, adiantou, “vai ser escrita uma carta à Comissão Europeia onde deixaremos claro os aspetos onde existe uma maioria no parlamento europeu, nomeadamente uma maioria uma oposição à suspensão dos fundos estruturais”.

Por outro lado, a representante do Bloco de Esquerda em Estrasburgo disse ser importante que “a Comissão Europeia não tenha uma posição antes de os Governos poderem apresentar os seus próprios orçamentos”, porque isso irá “condicionar a elaboração das propostas de Orçamento”.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório