Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Cristas está no arranque da campanha nos Açores. E não é a única

As líderes nacionais do CDS-PP e do BE marcam hoje presença no arquipélago dos Açores, no arranque da campanha para as eleições legislativas regionais, que se realizam a 16 de outubro.

Cristas está no arranque da campanha nos Açores. E não é a única
Notícias ao Minuto

08:56 - 02/10/16 por Lusa

Política Eleições

A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, almoça com os candidatos da ilha Terceira, após o que fará campanha de rua.

O primeiro dia de campanha termina com uma sessão de apresentação dos candidatos e com discursos de Assunção Cristas e do líder regional do CDS-PP, Artur Lima, e cabeça de lista pela Terceira.

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, passará o dia na ilha do Pico onde visitará a Cooperativa Vitivinícola e um projeto de turismo rural.

Os líderes regionais e candidatos do PS, Vasco Cordeiro, e do BE, Zuraida Soares, encontram-se hoje num frente a frente na RTP/Açores, ao final do dia, não tendo previstas iniciativas de campanha.

O candidato do PSD a presidente do Governo dos Açores e líder regional do partido, Duarte Freitas, inicia a campanha com uma visita à Residência Sem Abrigo "Vida Nova", em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.

Na Terceira, estará o coordenador regional da CDU e cabeça de lista pelo círculo de São Miguel, Aníbal Pires, que visitará agricultores na Feira Agrícola, no centro da Praia da Vitória.

Na Horta, ilha do Faial, em campanha de rua, andará o presidente do PPM, Paulo Estevão, e cabeça de lista pelo círculo do Corvo, a ilha mais pequena do arquipélago.

A candidatura do PURP - Partido Unido dos Reformados e Pensionistas -, uma estreia nestas eleições, visita a Feira das Traquitanas, em Ponta Delgada.

Para a votação de dia 16 estão inscritos cerca de 228 mil eleitores que vão escolher os 57 deputados à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores para os próximos quatro anos.

Treze forças políticas apresentam-se a votos, mas nem todas concorrem nos dez círculos eleitorais. Apenas aos círculos de São Miguel, que elege 20 deputados, e de compensação, que elege cinco, concorrem todas.

Nas últimas eleições regionais, realizadas a 14 de outubro de 2012, o PS venceu com maioria absoluta e elegeu 31 deputados, seguido de PSD, com 20 mandatos, o CDS-PP com três BE, CDU e PPM elegeram um parlamentar cada.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório