Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 24º

"Vamos refletir sobre a decisão" de veto à lei do sigilo bancário

António Costa falou aos jornalistas após uma apresentação no Porto sobre os quadros Miró.

"Vamos refletir sobre a decisão" de veto à lei do sigilo bancário
Notícias ao Minuto

19:56 - 30/09/16 por Inês Esparteiro Araújo

Política António Costa

Marcelo Rebelo de Sousa vetou o projeto decreto-lei do sigilo bancário e sobre a sua decisão António Costa não tem muito a dizer, apenas que o Governo irá “refletir” sobre a mesma.

“Vamos ponderar o fundamento da decisão do senhor Presidente da República e em função disso vamos tomar uma decisão. O fundamento é muito claro, que o Presidente explicita, sem levantar questões sobre a constitucionalidade, levantando questões relativas à oportunidade parcial do diploma. Vamos refletir e vamos tomar uma decisão”, garantiu à margem de uma apresentação sobre a Coleção Miró, cujo destino final já se sabe que será a Fundação Serralves.

Sobre a mesma, explicou que o Governo “decidiu confiá-la à Câmara do Porto” e agradeceu a Mariano Rajoy, presente entre a plateia, pela partilha das obras de arte.

“É um gesto de grande amizade com Portugal, das excelentes relações com Espanha e Portugal, mas representa também o enorme preço e reconhecimento da valia de contributo de um notável pintor espanhol, Juan Miró, para a cultura mundial e em particular para as artes plásticas do séc. XX”, agradeceu.

A coleção Miró, composta por 85 obras de arte cujo destino, em 2013, era a venda num leilão internacional, acabou por nunca sair de Portugal por iniciativa do Ministério Público.

[Notícia atualizada às 20h31]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório