Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 22º

"Xavier Pintado muito contribuiu para consolidação da democracia"

A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, lembrou hoje o contributo para a consolidação da democracia do fundador do CDS Valentim Xavier Pintado, falecido na quarta-feira.

"Xavier Pintado muito contribuiu para consolidação da democracia"
Notícias ao Minuto

17:31 - 29/09/16 por Lusa

Política Assunção Cristas

"O professor Xavier Pintado foi fundador do CDS e muito contribuiu para a consolidação da democracia em Portugal. Académico distinto, respeitado pelos seus pares, deixou uma obra notável no direito português", afirmou Assunção Cristas, numa mensagem enviada à agência Lusa.

A líder centrista, que enviou as condolências à família e aos amigos de Xavier Pintado, enalteceu também a sua dimensão de "europeísta convicto" e de "espírito independente e tolerante".

Valentim Xavier Pintando, economista e professor universitário, um dos fundadores do CDS, morreu na quarta-feira aos 91 anos, disse hoje à Lusa fonte da família.

De acordo com a mesma fonte, o corpo vai estar a partir de hoje em câmara ardente na capela de Nossa Senhora, junto à igreja de São João de Deus, à Praça de Londres, em Lisboa, estando agendada missa de corpo presente para as 21:00.

Na sexta-feira realiza-se uma missa de corpo presente na igreja de São João de Deus, pelas 10:00, saindo depois o cortejo fúnebre para o cemitério dos Prazeres.

Valentim Xavier Pintado era natural de Freixo de Espada a Cinta. Licenciou-se em Ciências Económicas e Financeiras pelo Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras de Lisboa (1949) e fez o doutoramento em Economia na Universidade de Edimburgo (1961).

Dirigiu o Gabinete de Estudos e Relações Económicas Internacionais da Associação Industrial Portuguesa (AIP) e, em 1964, foi diretor do gabinete de estudos económicos do Banco Português do Atlântico.

Nos anos de 1970 foi secretário de Estado do Comércio do governo presidido por Marcello Caetano, tendo participado, igualmente, em várias organizações internacionais como a EFTA (Associação Europeia de Comércio Livre) e a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico).

Foi igualmente professor catedrático e diretor da Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica Portuguesa, da qual foi Vice-Reitor.

Valentim Xavier Pintado foi, com Diogo Freitas do Amaral, Adelino Amaro da Costa, Basílio Horta, Vitor Sá Machado, João Morais Leitão e João Porto, fundador do CDS, partido político português inspirado pela democracia cristã nascido a 19 de julho de 1974.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório