Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Carlos César quer reflexão sobre mudanças na bancada do PS

O presidente do Grupo Parlamentar do PS defende que o estudo sobre a produtividade dos deputados socialistas, hoje divulgado, constitui um instrumento de trabalho para reflexão sobre mudanças ou novos procedimentos no funcionamento da sua bancada.

Carlos César quer reflexão sobre mudanças na bancada do PS
Notícias ao Minuto

16:49 - 29/09/16 por Lusa

Política Estudo

Esta posição de Carlos César surge na nota introdutória de um estudo elaborado pelos serviços do Grupo Parlamentar do PS sobre a atuação do conjunto dos deputados socialistas, ao qual a agência Lusa teve acesso.

Este estudo/relatório, no entanto, tal como a agência Lusa avançou, motivou duras críticas à direção do Grupo Parlamentar do PS na reunião da bancada desta manhã - críticas que partiram sobretudo de deputados como Maria Antónia Almeida Santos, Sérgio Sousa Pinto, Isabel Moreira, Hortense Martins ou Joaquim Raposo.

Numa reunião sem a presença do líder parlamentar do PS, Carlos César - que esteve ausente por ter esta tarde reunião do Conselho de Estado -, os deputados críticos lamentaram esta iniciativa da direção da bancada socialista e consideraram-na mesmo "antidemocrática e persecutória", sendo "contrária à tradição" deste partido.

Na nota explicativa deste documento, o presidente do Grupo Parlamentar do PS elogia a atuação da bancada socialista ao longo da primeira sessão legislativa da presente legislatura, deixando depois, porém, um repto: "Podemos, todavia, ser melhores".

Segundo Carlos César, "os documentos, que hoje se distribuem pretendem ser não apenas um inventário possível, ainda que não exaustivo, do trabalho realizado, mas também - ou sobretudo - um instrumento útil de trabalho para reflexão sobre mudanças ou novos procedimentos a adotar, sempre tendo em vista o melhor funcionamento do Grupo e de cada um dos deputados".

Sobre a controvérsia que se gerou após a divulgação do estudo sobre a produtividade de cada deputado socialista, fonte da direção da bancada do PS considerou que na reunião de hoje "alguns" elementos "fizeram uma tempestade num copo de água".

"O relatório elaborado pelos serviços do Grupo Parlamentar do PS limita-se a compilar dados já constantes no site da Assembleia da República. Não há qualquer apreciação qualitativa sobre a produtividade de cada deputado", alegou ainda o mesmo membro da direção da bancada socialista.

Como a questão deste relatório foi levantada sem a presença de Carlos César na reunião, Ana Catarina Mendes, na qualidade de "primeira vice-presidente" da bancada socialista, remeteu o debate para uma próxima reunião plenária do Grupo Parlamentar do PS.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório