Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

PSD desafia Centeno a "emendar a mão" e pedir auditoria "externa"

O PSD desafiou hoje o ministro das Finanças, Mário Centeno, a "emendar a mão" e pedir uma auditoria "externa e independente" à Caixa Geral de Depósitos (CGD) e não uma desenvolvida internamente, como também contestou o presidente do banco.

PSD desafia Centeno a "emendar a mão" e pedir auditoria "externa"
Notícias ao Minuto

19:27 - 27/09/16 por Lusa

Política Inquérito

O presidente da CGD, António Domingues, foi hoje ouvido na comissão parlamentar de inquérito ao banco público e "também ele acha que esta auditoria devia ser promovida não pela CGD mas por uma autoridade externa e independente", vincou o deputado do PSD Hugo Soares, que falava aos jornalistas no final da audição desta tarde, que durou cerca de quatro horas.

"O PSD não quer crer que aquele fogacho do Conselho de Ministros tenha sido um logro promovido pelo ministro das Finanças para que a maioria de esquerda neste parlamento tivesse chumbado o projeto de resolução que aqui apresentámos", vincou o coordenador do PSD na comissão.

Em causa está o chumbo da esquerda parlamentar de um projeto de resolução do PSD pedindo uma auditoria externa e independente, e uma nota de Conselho de Ministros indicando que seria pedida à administração da Caixa uma auditoria ao passado do banco.

Tal auditoria, todavia, não foi ainda pedida pelo acionista, revelou o presidente da Caixa na comissão de inquérito, informação descrita pelo PSD como de "maior relevo".

"Lançamos o desafio ao ministro das Finanças para emendar a mão", acrescentou Hugo Soares.

Visto haver uma "demora" nas indicações à CGD para uma auditoria, o PSD pretende portanto que se "possa cumprir a vontade do presidente da CGD e seja promovida uma auditoria externa e independente, e não uma caseirinha".

António Domingues foi hoje ouvido no parlamento na comissão de inquérito sobre o banco público, audição imposta potestativamente no começo do mês pelo CDS-PP.

A audição de António Domingues era a única prevista nesta fase na comissão de inquérito, numa altura em que os deputados aguardam ainda a chegada de documentos de várias entidades e em que a Procuradoria-Geral da República (PGR) confirmou a existência de um inquérito no qual "se investigam factos relacionados com a CGD", sem precisar qual o período abrangido.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório