Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 26º

CDU critica Rui Moreira por usar site da Câmara para "ataque político"

A CDU criticou hoje o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, pelo uso da página da internet da autarquia, "paga pelos contribuintes", para fazer um "ataque político" aos comunistas, a propósito da concessão dos parcómetros da cidade.

CDU critica Rui Moreira por usar site da Câmara para "ataque político"
Notícias ao Minuto

17:52 - 27/09/16 por Lusa

Política Porto

Em comunicado, a CDU do Porto nota que o "ataque" do autarca àquele partido, a propósito da concessão do estacionamento, "é ainda mais grave tendo em conta que [Moreira] utilizou, mais uma vez, o sítio de Internet da autarquia, pago pelos contribuintes, divulgando uma notícia com o título "Quem inventou o parquímetro?", sem possibilitar qualquer contraditório à força política visada".

"Será que Rui Moreira vai deixar de usar o sítio da autarquia para atacar as forças políticas que divergem das suas opções, o que revelaria bom senso? Irá permitir que a CDU responda às suas acusações através do sítio da autarquia, o que seria de elementar justiça democrática? Ou vai continuar a preferir 'debater' sozinho?", questionam os comunistas.

De acordo com a CDU, o ataque de Rui Moreira "pretende confundir as pessoas e desviar a atenção do essencial", ou seja, da opção do autarca de "transformar o estacionamento na via pública num mero negócio, numa "caça ao euro" em que vale quase tudo".

A CDU critica a "expansão de novos lugares sem limite, a fiscalização por agentes não credenciados pelas autoridades competentes, os valores de 'taxas agravadas' sem fundamento legal, a criação de novos lugares em locais assinalados com linha amarela e a tentativa de obrigar à inserção dos dados das matrículas sem autorização prévia da Comissão Nacional de Proteção de Dados".

As críticas surgiram a propósito de declarações de Rui Moreira, publicadas no site da Câmara do Porto, na qual o autarca diz, entre outras coisas, não compreender a oposição do PCP à concessão do estacionamento.

"Taxar o estacionamento é uma medida protetora dos residentes, comum a quase todas as cidades do mundo, promotora do transporte coletivo e defensora do ambiente", sustentou o autarca.

Para a CDU, "Rui Moreira, de facto, como afirma, não inventou os parquímetros, mas, tirou da cartola uma privatização que cada vez mais portuenses rejeitam".

"Perante o descontentamento generalizado que esta medida [privatização do estacionamento] está a gerar, numa prática que se tem vindo a repetir sucessivas vezes, o presidente da Câmara do Porto optou por desferir mais um ataque político à CDU, sistematizando um conjunto de elementos sem rigor, com meias-verdades e até mentiras, ao invés de procurar explicar as alegadas vantagens do novo sistema", acrescentam.

No início de março, a Câmara do Porto concessionou a gestão dos parcómetros a um privado e, no início de setembro, aprovou, em reunião do executivo, alargar o estacionamento pago a mais de 20 novas ruas da cidade até ao final do ano.

Em maio, a concessão do estacionamento gerou polémica entre a CDU e Rui Moreira.

A CDU acusou o presidente da autarquia, Rui Moreira, de "difamação", "falta de sentido democrático", "ataque à comunicação social" e conivência "com eventual extorsão de dinheiro".

As críticas surgiram depois de um comunicado da autarquia acusar os comunistas de estarem "do lado dos infratores, contra a cidade do Porto".

Contatado pela Lusa, Pedro Lobão, do gabinete de comunicação da autarquia, disse não ter nenhuma reação sobre o comunicado de hoje da CDU.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório