Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

PSD preocupado com armazém de resíduos nucleares em Almaraz

A distrital do PSD de Castelo Branco manifestou hoje profunda preocupação com o anúncio da construção de um armazém de resíduos nucleares em Almaraz, Espanha, e criticou a fraca determinação do Governo.

PSD preocupado com armazém de resíduos nucleares em Almaraz
Notícias ao Minuto

10:56 - 27/09/16 por Lusa

Política Castelo Branco

"A Comissão Politica Distrital do PSD Castelo Branco, na sequência de notícias publicadas (...) que afirmam que o Conselho de Segurança Nuclear (CSN) terá aprovado o pedido de execução e montagem de um armazém temporário individualizado (ATI) da central nuclear de Almaraz, manifesta a sua profunda preocupação por tal decisão, tão nefasta para o nosso território", lê-se no comunicado enviado à agência Lusa.

Os sociais-democratas sublinham ainda que a construção desta infraestrutura indicia que as autoridades espanholas pretendem alargar o prazo de laboração da central de Almaraz, um dado que consideram preocupante.

"Apesar deste quadro preocupante, é evidente a fraca determinação do Governo português em relação às autoridades espanholas", sublinham.

O PSD de Castelo Branco sustenta esta afirmação com as declarações proferidas pelo ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, na última audição junto da Comissão Parlamentar do Ambiente: "Foi perentório ao declarar que não estamos a fazer nada no sentido de pressionar o encerramento de Almaraz".

Adiantam ainda que o Governo português "deveria pressionar ativamente" o Governo espanhol para o encerramento da central de Almaraz, dando cumprimento a uma resolução da Assembleia da República.

Esta resolução, aprovada por unanimidade, recomenda ao executivo português que intervenha junto do Governo espanhol e das instituições europeias, no sentido de se proceder ao encerramento da central nuclear de Almaraz, localizada em Espanha, a 100 quilómetros da fronteira com Portugal.

"A mesma [central] não só não possui as condições necessárias para estar em funcionamento, tendo reprovado em teste de resistência realizado pela Greenpeace, como já deveria ter sido encerrada em 2010, estando já ultrapassado o tempo de vida útil para as centrais nucleares deste tipo", conclui o documento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório