Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Partidos, CDS avança hoje com proposta para pôr fim a isenção de IMI

Anúncio da intenção tinha sido feito pela líder do partido, na semana passada, no final do debate quinzenal.

Partidos, CDS avança hoje com proposta para pôr fim a isenção de IMI
Notícias ao Minuto

06:10 - 27/09/16 por Notícias ao Minuto

Política Iniciativa

O partido de Assunção Cristas apresenta esta terça-feira um projeto de lei para acabar com a isenção do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) dos partidos políticos. A líder centrista já tinha anunciado, na semana passada no final do debate quinzenal, a intenção de que os partidos deixem de estar isentos do pagamento deste imposto.

“O CDS entende que se deve manter o esforço que os partidos políticos fizeram com o corte de 10% no seu financiamento porque não vemos condições para o fim da austeridade para os portugueses”, frisou Assunção Cristas no debate quinzenal a propósito dos cortes no financiamento dos partidos, ideia com a qual está de acordo.

De acordo com um relatório de contas relativo a 2014, os cinco maiores partidos políticos têm 27,3 milhões de euros. O partido mais rico em imóveis é o PCP, tendo declarado 12,3 milhões de euros. De seguida, está o PS com 7,2 milhões, o PSD com 5,9 milhões, o Bloco de Esquerda com 1,4 milhões e o CDS com 574 mil euros. Estes imóveis dizem respeito a sedes dos partidos.

A isenção de IMI, com a qual o CDS quer acabar, é um benefício concedido aos partidos através da Lei de Financiamento dos Partidos Políticos, segundo a Lei de Financiamento que dita ainda que estão isentos de pagamento do imposto de selo, imposto sobre sucessões e doações, contribuição autárquica sobre o valor tributável dos imóveis ou de parte de imóveis de sua propriedade.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório