Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

"Quanto mais se sabe, mais Durão, o ‘Gold’ Man, nos envergonha"

O socialista não deixou de comentar as recentes notícias sobre o ex-presidente da Comissão Europeia.

"Quanto mais se sabe, mais Durão, o ‘Gold’ Man, nos envergonha"
Notícias ao Minuto

09:04 - 26/09/16 por Inês Esparteiro Araújo

Política PS

A notícia de que o português Durão Barroso passará a desempenhar funções de presidente não-executivo no banco Goldman Sachs tem sido alvo de destaque durante a última semana e agora foi a vez do socialista Tiago Barbosa Ribeiro comentar.

Referindo-se a Barroso como o “Gold Man”, o deputado do PS não poupa nas críticas ao social-democrata. “Quanto mais se sabe sobre isto, mais Durão nos envergonha e mais se percebe como a ‘Europa’ se desfigurou”, começa por escrever na sua página oficial de Facebook.

“E não, esta não é apenas mais uma empresa: é dos mais poderosos bancos do mundo que teve responsabilidades objetivas na crise da dívida que devastou a Europa (e que a mudou politicamente) e foi multado em mais de 550 milhões de dólares nos Estados Unidos da América - a maior multa da história – enquanto mandava ‘conselhos’ a Durão”, afirmou.

O novo cargo de Durão tem sido alvo de contestação – devido às interrogações que suscita sobre o tipo de ligações que manteve com o banco enquanto presidente da Comissão Europeia - principalmente de Bruxelas.

Recentemente, o próprio, numa carta enviada ao jornal Financial Times, acusou a Comissão Europeia de ser “discriminatória” e “inconsistente”, após as notícias de que deixaria de ser recebido em Bruxelas como ex-presidente e que teria de dar explicações ao executivo europeu sobre a relação com a Goldman Sachs.

“Tem sido dito que o mero facto de ter aceitado trabalhar com a Goldman Sachs gera questões de integridade. Com todo o respeito por aqueles que têm direito a ter a sua opinião, as regras são claras e devem ser respeitadas. Estas alegações são infundadas e totalmente imerecidas”, escreveu Durão em sua defesa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório