Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

JSD quer Porta 65 para todos os que cumpram condições

Governo quer corrigir elevado número de candidaturas não subvencionadas. Mas JSD pede que se vá mais longe.

JSD quer Porta 65 para todos os que cumpram condições
Notícias ao Minuto

10:05 - 21/09/16 por Goreti Pera

Política Arrendamento

Face ao número de candidatos que não conseguiram apoio ao arrendamento jovem, o Governo pretende fazer um "reforço substancial na dotação do programa" Porta 65 para o próximo ano e alargar o acesso a jovens até aos 35 anos.

A medida sugerida pelo grupo de trabalho é, no entanto, insuficiente no entender da Juventude Social Democrata, que pede ao Executivo de António Costa que vá mais longe, apresentando mesmo algumas sugestões.

Além de qualificar a iniciativa de “louvável” e de recordar que “em 2016, o Governo PS cortou seis milhões de euros ao Porta 65”, a JSD recorda que “PSD apresentou em junho uma iniciativa parlamentar que instava o Governo a rever as normas deste programa, de modo a ajudar a resolver problemas que ainda subsistem no processo de autonomização dos jovens portugueses”

Assim sendo, e tal como havia afirmado o deputado Bruno Coimbra, “a JSD e o PSD defendem que seja efetivamente atribuída a subvenção ao arrendamento a todos os jovens que cumpram a totalidade das condições do Porta 65. Na prática, transformar-se-ia o atual processo de candidatura num mero processo de requerimento”.

“Essa, sim, seria uma mudança com repercussão direta na emancipação dos jovens portugueses”, justifica a Juventude Social Democrata, sugerindo ainda que “o período de candidaturas do programa passe a estar aberto 12 vezes por ano (mensalmente), durante 15 dias de cada vez, para evitar que os jovens tenham de esperar até quatro meses para se poderem candidatar”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório