Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Catarina defende Mariana. Polémica sobre imposto "é falso debate"

Catarina Martins defendeu Mariana Mortágua, afirmando que a deputada apenas leu um dos relatórios dos vários grupos de trabalho que existem entre o seu partido e o PS.

Catarina defende Mariana. Polémica sobre imposto "é falso debate"
Notícias ao Minuto

16:35 - 19/09/16 por Melissa Lopes

Política BE

A líder do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, reagiu à polémica relacionada com o imposto sobre o património, anunciado por Mariana Mortágua, saindo em defesa da deputada.

Questionada sobre se não devia ser o ministro das Finanças, Mário Centeno, a falar do novo imposto, Catarina Martins defendeu que há vários grupos de trabalho entre o Bloco de Esquerda e o Partido Socialista, e que a deputada bloquista apenas se limitou a falar das conclusões de um dos relatórios em discussão.

Considerando a polémica um "falso debate", a líder do BE assinalou que o que é preciso é "transparência no debate". "Respondemos sobre o que é da nossa responsabilidade", frisou ainda, lembrando que a questão central é saber "como é que o património imobiliário de luxo poderá ser chamado a contribuir com impostos para o país" para que se consiga com isso "aumentar as pensões mais baixas".

Quanto ao patamar mínimo em que o património imobiliário poderá vir a ser taxado, Catarina Martins afirmou que será uma "contribuição muito pequena sobre quem não paga impostos sobre o trabalho" e que o limite não poderá ser baixo ao ponto de afetar as pessoas que não são ricas e que já pagam impostos, nem tão elevado que não chegue a ninguém, acabando o imposto por não arrecadar receita nenhuma. "As propostas estão em cima da mesa e chegaremos a bom porto", atirou.

De qualquer modo, para a líder do Bloco do Esquerda, a direita "tem andado desorientada" e "muito nervosa", porque "prometeu o diabo para setembro", mês em que começou o ano letivo e que, assinalou a bloquista, por sinal está a correr bem, apesar da falta de pessoal não docente nas escolas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório