Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Passos diz que não "interessa" considerar um segundo resgate

O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, recusou hoje pronunciar-se sobre a possibilidade de um segundo resgate, sublinhando não ver que interesse a alguém na política portuguesa que essa hipótese possa sequer ser considerada.

Passos diz que não "interessa" considerar um segundo resgate
Notícias ao Minuto

13:43 - 14/09/16 por Lusa

Política PSD

"Não vejo sequer que interesse a alguém na política portuguesa, muito menos a quem já desempenhou lugares de responsabilidade como eu, que essas hipóteses sequer possam se consideradas", afirmou o presidente social-democrata, quando questionado sobre as declarações do primeiro-ministro, António Costa, de que não tem o menor cabimento colocar-se um cenário de segundo resgate financeiro a Portugal.

Sublinhando já se ter pronunciado de forma clara sobre a possibilidade de um segundo resgate, Passos Coelho disse esperar não ter necessidade de falar sobre esse assunto "mais vez nenhuma".

O líder do PSD, que falava aos jornalistas no final de um encontro com o primeiro-ministro, em São Bento, a propósito da cimeira de Bratislava, escusou-se também a comentar a declaração de António Costa que, numa alusão indireta às previsões económico-financeiras do PSD, disse "quem anda à procura de encontrar o diabo mais vale dedicar-se à caça de pokémons, porque caçar pokémons é mais fácil do que encontrar o diabo".

"Não conhecia essas declarações, mas não sinto nenhuma necessidade de fazer qualquer comentário sobre elas, acho que elas falam por si", disse apenas.

Passos Coelho recusou também comentar a possibilidade de aumento dos impostos indiretos, remetendo a sua discussão para a altura em que for conhecida a posposta do Governo de Orçamento do Estado para 2017.

"Não vamos entrar no jogo de comentar intenções", sustentou, considerando "completamente prematuro" estar a fazer comentários sobre medidas a incluir no Orçamento do Estado para o próximo ano, matéria que, segundo Passos Coelho, também não esteve em cima da mesa durante o encontro desta manhã com o primeiro-ministro.

Sobre a cimeira de Bratislava, Passos Coelho notou que trata da primeira ocasião em que os chefes de Estado e de Governo da União Europeia se reunirão no arranque do novo ano político, para refletir as prioridades da União.

Recuperando algumas das propostas do PSD, nomeadamente a necessidade de completar a união bancária ou avançar para uma verdadeira união de mercados financeiros, Passos Coelho destacou ainda a questão da saída do Reino Unido da União Europeia, defendendo que o processo de separação seja "amigável e não um processo conflituoso".

"Interessa o mais possível que o processo não seja guiado com a preocupação de castigar o Reino Unido pela sua decisão", enfatizou.

No final do encontro entre o primeiro-ministro e o líder do PSD, a secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Margarida Marques, explicou aos jornalistas que o objetivo da cimeira de Bratislava é "encontrar uma proposta política que responsa àquilo que são as ambições dos cidadãos relativamente à União Europeia, ou seja, preservar a sua liberdade, a sua segurança e a sua prosperidade".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório