Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Foi Durão Barroso quem se "desgraduou", diz Carlos Zorrinho

O eurodeputado socialista Carlos Zorrinho disse hoje que foi Durão Barroso quem se "desgraduou" ao aceitar um cargo no banco Goldmans Sachs Internacional (GSI), que lhe valeu a perda de privilégios em Bruxelas, passando a ser recebido como lobista.

Foi Durão Barroso quem se "desgraduou", diz Carlos Zorrinho
Notícias ao Minuto

15:15 - 13/09/16 por Lusa

Política Polémica

"O presidente da Comissão Europeia limitou-se a informar a provedora de justiça europeia de que Durão Barroso teria o tratamento adequado às funções que iria desempenhar, clarificou um estatuto", referiu.

Zorrinho opinou que Durão Barroso "deveria ter aceitado uma função compatível com as que tinha desempenhado antes, e haveria muitas, naturalmente".

"De momento, o que houve foi uma decisão simbólica, com impacto simbólico na credibilidade e no prestígio de uma pessoa que desempenhou uma função muito elevada em nome de Portugal e da União Europeia".

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, anunciou que vai examinar o contrato do seu antecessor com o GSI e deu já instruções ao seu gabinete para tratar Durão Barroso como qualquer outro lobista com ligações a Bruxelas.

Qualquer comissário europeu ou funcionário da UE que mantiver contactos com Durão Barroso será obrigado a inscrever esses contactos no registo de transparência e a manter notas sobre os mesmos.

Esta decisão de Juncker responde à provedora de justiça europeia, Emily O'Reilly, que na semana passada pediu esclarecimentos sobre a posição da Comissão Europeia face à nomeação de Durão Barroso para administrador não-executivo no GSI, sendo ainda consultor da empresa para o Brexit.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório