Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Bloco pede "voz ativa" do Governo pela reestruturação da dívida

A coordenadora do BE, Catarina Martins, afirmou hoje esperar que Portugal possa ter "uma voz ativa" pela reestruturação da dívida, na Cimeira informal de Bratislava.

Bloco pede "voz ativa" do Governo pela reestruturação da dívida
Notícias ao Minuto

12:23 - 13/09/16 por Lusa

Política Cimeira

"Aquilo que nós esperamos é que Portugal possa ter uma voz ativa em questões como a reestruturação da dívida dos países soberanos, libertar recursos na Europa para o investimento e para o crescimento económico e criação de emprego, que é a condição fundamental para a coesão social e a estabilidade na Europa", afirmou Catarina Martins.

A coordenadora bloquista falava aos jornalistas após a audiência com o primeiro-ministro, António Costa, de preparação da Cimeira de Bratislava, que decorre na sexta-feira.

"Das questões que mais preocupam o BE são as questões da política económica, julgamos que não há nenhuma resposta para as questões da segurança na Europa, para a estabilidade na Europa, que não passe pela possibilidade de investimento, de crescimento económico e de emprego", sustentou Catarina Martins.

"Se este for um Conselho Europeu para se acertar mais medidas da chamada integração europeia que na verdade retiram mecanismos democráticos aos países, não terá servido para nada. Se for mais um Conselho Europeu para reafirmar a política de austeridade não terá servido para nada se não para piorar a situação na Europa", acrescentou.

A reunião informal de Bratislava, que se realiza numa altura em que a Eslováquia tem a presidência rotativa da União Europeia, juntará chefes de Estado e de Governo de 27 Estados-membros, sem a presença do Reino Unido.

A questão do "brexit", na sequência do referendo britânico e a estratégia de médio prazo da União Europeia, serão os dois principais temas em discussão.

No processo de preparação desta reunião informal, António Costa reuniu-se em Atenas, na sexta-feira passada, com os chefes de Estado e de Governo dos Estados-membros da Europa do sul, e no domingo participou num jantar informal em Berlim a convite da chanceler alemã, Angela Merkel.

Antes, a convite do presidente francês François Hollande, o primeiro-ministro já tinha estado em Paris numa reunião que juntou líderes socialistas e progressistas de governos da União Europeia, tendo tido também uma conversa telefónica com o presidente do Conselho Europeu, o polaco Donald Tusk.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório