Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

PSD subscreve apelo de Marcelo a pacto sobre fundos europeus

O primeiro vice-presidente do PSD disse hoje que o apelo do Presidente da República de um pacto sobre fundos europeus pode ser subscrito por todos, anunciando que o partido apresentará dois diplomas na área da coesão territorial.

PSD subscreve apelo de Marcelo a pacto sobre fundos europeus
Notícias ao Minuto

21:24 - 12/09/16 por Lusa

Política Moreira da Silva

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou hoje essencial acelerar a execução dos fundos comunitários do Portugal 2020 e defendeu um "compromisso de regime" nessa matéria, mesmo com a aproximação das eleições autárquicas do próximo ano.

À margem das jornadas parlamentares do PSD, que decorrem até terça-feira em Coimbra, Jorge Moreira da Silva respondeu que este desafio "é obviamente passível de ser subscrito por toda a gente".

"O investimento seletivo e produtivo no território é matéria urgente em relação à qual não existem dúvidas, é apenas preciso executar. A negociação que foi feita, foi feita pelo anterior Governo, ficou tudo pronto (...). Neste momento, o que está em causa é execução e não a capacidade de inventar novas políticas", declarou.

O político atertou que "aquilo que preocupa o PSD é que o Governo esteja todos os dias a fazer anúncio de novos fundos como se se tratasse de uma novidade, quando no fundo está tudo decidido, o que é importante é passar à ação e, acima de tudo, que não falte a comparticipação nacional para a boa execução dos fundos comunitários", alertou.

Jorge Moreira da Silva sublinhou que a execução dos fundos europeus necessita de uma parte de contrapartida nacional e teme que a queda "do investimento a pique" possa prejudicar essa execução.

"Se o investimento público cai, se o Governo com a sua estratégia orçamental irresponsável está a reduzir recursos, estamos na prática a prejudicar a execução desses fundos", disse.

O vice-presidente social-democrata salientou que o apelo de Marcelo Rebelo de Sousa também abrangem a coesão territorial e anunciou a apresentação, em breve no parlamento, de dois diplomas do PSD nesta área.

O primeiro pretende criar um sistema nacional de informação cadastral -- "uma reforma reclamada há décadas" -- e que será essencial para, por exemplo, a prevenção dos incêndios, defende o social-democrata.

"A prevenção dos incêndios passa pelo conhecimento do território. Apresentaremos nos próximos dias um diploma sobre o sistema nacional de informação cadastral, só 50% da propriedade rustica é conhecida", afirmou, precisando que o diploma passará por tirar partido da informação que a administração publica já dispõe e integrá-la na área fiscal.

A segunda proposta, que já existe sob a forma de anteprojeto, destina-se a criar o estatuto de território de baixa densidade, para que estes territórios possam ser discriminados positivamente.

"Quando nos perguntam se o PSD está ou não de acordo em ter nesta área propostas que resistam ao tempo e aos ciclos eleitorais, isso não se faz de forma teórica, é preciso ir a jogo e apresentar as propostas", disse, salientando que "só é possível haver conciliação de pontos de vista se ambas as partes apresentarem a sua visão".

Num painel de hoje à tarde das jornadas parlamentares do PSD, dedicado precisamente à coesão territorial, o ex-secretário de Estado do Desenvolvimento Regional Manuel Castro Almeida pediu aos deputados do PSD que "se enfureçam" quando alguém acusar o anterior Governo de atrasos nos fundos comunitários, dizendo tratar-se de uma "profunda mentira".

"Fizeram menos de metade do que nós no QREN, fizeram menos de metade do que nós no Portugal 2020, como têm lata de falar de atrasos?", questionou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório