Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 13º MÁX 26º

Decisão sobre Barroso "é bem feita, só espero que não atinja Guterres"

O comentador Miguel Sousa Tavares espera que a questão de Durão Barroso não prejudique António Guterres.

Decisão sobre Barroso "é bem feita, só espero que não atinja Guterres"
Notícias ao Minuto

21:00 - 12/09/16 por Inês André de Figueiredo

Política Sousa Tavares

Miguel Sousa Tavares deu a sua opinião sobre a decisão da Comissão Europeia deixar de receber Durão Barroso com os privilégios de um ex-presidente, passando apenas a haver receções como lobista da Goldman Sachs, e mostrou-se a favor de Juncker.

“Não se pode ter sol na eira e chuva no nabal, não se pode ter a fama e o proveito ao mesmo tempo”, começou por dizer o político no seu espaço de comentário semanal na SIC.

“Durão Barroso, durante 10 anos, exerceu um cargo altamente honroso e prestigiado, um dos mais importantes da política internacional. O mínimo exigível é que não saísse de presidente da Comissão Europeia para ir trabalhar como lobista para um inimigo da Comissão Europeia”, realçou Sousa Tavares, mostrando que “o homem que representou a Europa e os cidadãos europeus durante 10 anos não se pode juntar a eles”.

Sobre o que está a ser feito a Barroso, o comentador frisou que “é uma humilhação” e “é muito bem feito”.

Por outro lado, Sousa Tavares dá um passo em frente e alerta para o facto de poder haver repercussões para a candidatura de António Guterres a secretário-geral da ONU. “Eu só espero que isto só atinja Durão Barroso, que este tipo de história não venha, por exemplo, prejudicar a candidatura da António Guterres à ONU. Há muito boa gente que não quer Guterres na ONU e podem começar a aparecer histórias a dizer que os portugueses não se portam bem”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório