Meteorologia

  • 10 ABRIL 2021
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 18º

Edição

Tutela diz desconhecer corridas de galgos em Portugal, PAN reage

"O Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural (MAFDR) não tem conhecimento da existência das corridas referidas na pergunta parlamentar", foi a resposta dada pelo Governo às questões colocadas pelo PAN.

Tutela diz desconhecer corridas de galgos em Portugal, PAN reage

Na sequência de uma investigação jornalística que denunciava graves maus tratos aos animais envolvidos nas corridas de galgos, o partido Pessoas Animais e Natureza (PAN) tentou obter mais esclarecimentos por parte do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural (MAFDR).

Contudo, relata o partido em comunicado enviado às redações, o MAFDR não respondeu às perguntas colocadas pelo PAN, nomeadamente se já ocorreu alguma ação de fiscalização a estas corridas, se sim quando, quantas e qual o resultado das ações, se tem conhecimento dos violentos métodos de treino utilizados nesta atividade, se tem conhecimento da administração de drogas estimulantes, entre outras.

De acordo com a mesma nota, a única resposta do MAFDR sobre o assunto foi: "O MAFDR não tem conhecimento da existência das corridas referidas na pergunta parlamentar".

O mesmo partido sublinha que estas práticas são de “conhecimento público” e tema aberto em meios como as redes sociais. Além disso, o PAN desmente as afirmações do Governo e comprova a presença pública do Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Amândio Torres, em eventos com programas que preveem a realização de Corridas de Galgos.

“Perante estas evidências não é aceitável que este Ministério, responsável pela tutela do bem-estar animal, continue a declarar-se alheio a esta prática. A ausência de conhecimento, ou a recusa de partilhar informação, manifestada por este Ministério é preocupante. Se existem corridas de animais públicas, estas têm de estar devidamente regulamentadas, mas acima de tudo, fiscalizadas ao nível da proteção e bem-estar animal pela tutela.” esclarece, André Silva, deputado do PAN.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório