Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 13º MÁX 26º

Catarina Martins na rentrée dos debates no Clube dos Pensadores

Depois das férias de verão é tempo de retomar os debates no Clube dos Pensadores. A convidada da próxima segunda-feira é a coordenadora do Bloco de Esquerda.

Catarina Martins na rentrée dos debates no Clube dos Pensadores
Notícias ao Minuto

07:35 - 11/09/16 por Ana Lemos

Política Debate

Ao longo dos seus 10 anos de existência, o Clube dos Pensadores (CdP) recebeu vários bloquistas, tais como Fancisco Louçã (2008), João Teixeira Lopes, João Semedo (2013) e, mais recentemente, Marisa Matias, enquanto candidata presidencial apoiada pelo Bloco de Esquerda.

Agora, e para marcar a rentrée dos debates no CdP após as férias de verão, será a vez da atual coordenadora do partido, Catarina Martins, subir ao 'palco' do debate esta segunda-feira (dia 12 de setembro), à hora habitual, no Hotel Holiday Inn em Gaia.

Em comunicado enviado ao Notícias ao Minuto lê-se que “o CdP já recebeu todos os líderes da oposição, mas faltava Catarina Martins, que tem tido um desempenho excelente, guiando o Bloco nas últimas eleições legislativas (…) a uma votação acima dos 10%, superando os 500 mil votos e constituindo um grupo parlamentar de 19 deputados”.

Além disso, destaca o documento, “ultrapassou o PCP e teve uma votação muito superior ao seu antecessor Francisco Louçã. [O que] não deixou de ser surpreendente, pois teve mais do dobro dos votos, em relação a 2011”. Além disso, sublinha o CdP, “a boa auréola manteve-se nas presidenciais com Marisa Matias. Vamos ver o que acontece nas eleições autárquicas de 2017”.

Mais. O Bloco de Esquerda “tem sido o suporte mais visível do Governo de António Costa, ao invés o PCP tem uma posição mais resguardada”. Apesar desta distinção, o Clube, fundado por Joaquim Jorge, refere que “os acordos à Esquerda estão quase todos cumpridos".

“A negociação do Orçamento para 2017, que será discutido em outubro na Assembleia da República, fechará o que resta em aberto. O Bloco antevê um caminho exigente, recentemente Catarina Martins afirmou que ‘todos os dias são uma luta para ver o que é que é possível conseguir com a relação de forças que temos’”, refere o CdP.

Mas o partido de Catarina Martins não esquece as suas “prioridades: aumento do salário mínimo; atualização das pensões e prestações sociais; justiça fiscal; combate ao abuso laboral e à precariedade”.

Refira-se que pelo ‘palco’ do CdP já passaram este ano personalidades como o eurodeputado Nuno Melo, o economista Daniel Bessa, a líder do CDS Assunção Cristas, o ex-autarca Rui Rio, e o presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório