Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 26º

Luís Amado e Daniel Bessa nas jornadas parlamentares do PSD

Os ex-ministros de Governos socialistas Luís Amado e Daniel Bessa vão participar nas jornadas parlamentares do PSD, que se realizam na segunda e na terça-feira em Coimbra com temas como educação, investimento e coesão territorial.

Luís Amado e Daniel Bessa nas jornadas parlamentares do PSD
Notícias ao Minuto

21:59 - 08/09/16 por Lusa

Política Antigos ministros

De acordo com o programa hoje divulgado, o socialista Luís Amado, antigo ministro da Defesa e dos Negócios Estrangeiros dos Governos liderados por José Sócrates, será o orador num jantar-conferência sobre 'Os desafios da Europa', na segunda-feira à noite.

Já o antigo ministro da Economia de António Guterres Daniel Bessa integrará um painel na terça-feira de manhã sobre 'Desenvolvimento Económico e Atração do Investimento', juntamente com Jorge Marrão, presidente da Associação Missão Crescimento.

As jornadas parlamentares do PSD arrancam na segunda-feira de manhã com uma visita ao agrupamento de Escolas Infante D. Pedro, em Penela (Coimbra), com a sessão de abertura marcada para as 15h00 com intervenções do presidente do grupo parlamentar do PSD, Luís Montenegro, e o presidente da Comissão Política Distrital de Coimbra, Maurício Marques.

O primeiro painel será dedicado à 'Educação, Conhecimento e Inovação' e terá como oradores o fundador e presidente executivo da empresa de brinquedos educativos Science4you, Miguel Pina Martins, e o professor universitário Rodrigo Queiroz e Melo, também presidente da Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEP).

Rodrigo Queiroz e Melo tem sido um dos rostos dos protestos dos estabelecimentos de ensino privado com contrato de associação contra a decisão do Ministério da Educação (ME) de limitar os apoios financeiros estatais às zonas onde existe carência de oferta pública de escolas.

Segue-se outro painel sobre 'Cidades Sustentáveis e Coesão Territorial', com intervenções de dois ex-secretários de Estado dos Governos de Passos Coelho: o professor universitário e ex-secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza Miguel de Castro Neto e o advogado e ex-secretário de Estado do Desenvolvimento Regional Manuel Castro Almeida.

Na terça-feira, depois do painel dedicado à economia com Daniel Bessa, terá lugar a sessão de encerramento, com intervenções de Luís Montenegro e do presidente do partido, Pedro Passos Coelho.

Estas são as segundas jornadas parlamentares que o PSD realiza na atual sessão legislativa, depois de os deputados do PSD se terem reunido em fevereiro em Santarém, em clima de preparação do Orçamento do Estado para 2016.

A sessão legislativa tem a duração de um ano e termina a 15 de setembro, segundo o estipulado na Constituição.

Na anterior legislatura, o PSD realizou quatro jornadas parlamentares conjuntas com o CDS-PP, então seu parceiro de coligação de Governo, sempre no período de discussão orçamental, mas também fez três jornadas autónomas.

As últimas jornadas parlamentares do PSD ficaram também marcadas pela participação do ex-Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, António Guterres, num jantar-conferência sobre fluxos migratórios.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório