Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

"Austeridade à esquerda" penaliza "altamente" a classe média

A presidente do CDS criticou hoje a "austeridade à esquerda, ou 'a la gauche'", que está a penalizar "altamente" a classe média através dos impostos indiretos, nomeadamente nos combustíveis, para "satisfazer a agenda dos sindicatos e das esquerdas radicais".

"Austeridade à esquerda" penaliza "altamente" a classe média
Notícias ao Minuto

15:05 - 08/09/16 por Lusa

Política Assunção Cristas

"A classe média está a ser altamente penalizada com uma austeridade à esquerda ou 'a la gauche', que nós vemos na execução orçamental, com mais 2,3% de crescimento só na receita fiscal e 2,8% em geral. Isto significa mais 500 milhões de euros retirados aos bolsos dos portugueses através dos impostos indiretos, nomeadamente o gasóleo e a gasolina", afirmou a líder centrista no Cartaxo.

Falando à margem de uma visita à Agrglobal, Feira das Grandes Culturas, que decorre até sexta-feira em campos agrícolas junto ao Tejo, em Porto de Muge (Cartaxo), Assunção Cristas considerou ser "impossível" o Governo "desincumbir-se" do Orçamento de 2017 "sem atacar a classe média".

"Vemos neste momento um ataque forte à classe média para satisfazer a agenda dos sindicatos e das esquerdas radicais", acrescentou.

Assunção Cristas, que foi ministra da Agricultura no Governo PSD/CDS, visitou hoje a Agroglobal, Feira das Grandes Culturas, um certame profissional que decorre numa área de perto de 200 hectares de terrenos agrícolas junto ao Tejo, no concelho do Cartaxo, onde participará, à tarde, num debate sobre "os desafios da Agricultura nos próximos 15 anos".

Cristas afirmou que o CDS vai voltar a propor para o próximo Orçamento do Estado uma atualização das pensões mais baixas, "pelo menos acima da inflação", e um crédito fiscal para as empresas que invistam.

A líder centrista considerou "uma enorme hipocrisia" que o Bloco de Esquerda tenha proposto esta semana o aumento das pensões mínimas acima da inflação, depois de, juntamente com o PCP, ter votado contra a proposta feita pelo CDS para o orçamento que está em vigor.

"É uma extraordinária hipocrisia da parte das esquerdas, e nas esquerdas incluo todos, porque são todos 'farinha do mesmo saco'", declarou, sublinhando que o CDS continuará a trabalhar para que as pensões mais baixas, mínimas e rurais, "possam ter uma atualização acima pelo menos da inflação", matéria em que será "consistente e consequente".

Quanto às pensões da classe média, afirmou não ver como será possível qualquer atualização enquanto o país estiver "a pagar as faturas da agenda da esquerda radical" e a economia não crescer de forma "sustentável e duradoura".

"Aguardamos com serenidade para ver o Orçamento do Estado, mas os sinais que vamos tendo até agora são de facto de muito ruído e de pouca consistência", disse.

Assunção Cristas afirmou que outra prioridade para o CDS está na criação de mecanismos que podem incentivar o investimento, pelo que o partido proporá "um crédito fiscal reforçado para as empresas que façam investimento".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório