Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Praxes? "São humilhação e fruto de uma cultura de inferioridade social"

A opinião foi partilhada pelo deputado socialista Hugo Costa nas redes sociais.

Praxes? "São humilhação e fruto de uma cultura de inferioridade social"
Notícias ao Minuto

14:31 - 08/09/16 por Ana Lemos

Política Hugo Costa

Porque as “praxes académicas estão na agenda do dia” com o arranque do ano letivo 2016/2017, o socialista Hugo Costa vinca, num post que publicou na sua página no Facebook, que o ministro da tutela, Manuel Heitor, “olha o problema de frente”.

Mas no que diz respeito às ditas praxes, que todos os anos fazem correr muita tinta, o deputado do PS é perentório ao afirmar que “não fazem sentido”.

Mais. “São humilhação e fruto de uma cultura de inferioridade social”, escreve.

Recorde-se que recentemente o ministro do Ensino Superior declarou-se “manifestamente contra as praxes” até porque não há, disse, “praxes boas e praxes más”. Estas declarações foram proferidas em julho deste ano, durante a audição regimental pelos deputados da comissão parlamentar de Educação e Ciência.

Nessa circunstância, o ministro anunciou ainda que iria redigir uma carta, a tempo do arranque do próximo ano letivo, a dirigentes estudantis, reitores das universidades e presidentes dos politécnicos a apelar à "máxima vigilância e o total repúdio das praxes".

Na missiva, entretanto já enviada, o ministro reforça que "o ingresso no Ensino Superior tem sido sistematicamente marcado por práticas contrárias aos ideais de liberdade, crítica e emancipação dos jovens".

"As manifestações de abuso, humilhação e subserviência a que assistimos na praxe académica, sejam no espaço público ou dentro das instituições, afetam a credibilidade do Ensino Superior e conflituam com a missão e o propósito daqueles que o frequentam. A eventual valorização de 'tradições académicas', (...), não pode legitimar que se humilhe e desvalorize a autoestima (...) . Neste contexto, não posso aceitar (...) o ciclo repetitivo de imagens degradantes que nos envergonham", refere também na carta o ministro Manuel Heitor, apelando a que estas práticas sejam "combatidas por todos", mas, "muito especialmente, por todos os responsáveis estudantis".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório