Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Governo lembra "pessoa a quem a democracia muito deve"

O ministro dos Negócios Estrangeiros português lamentou hoje profundamente a morte do antigo presidente da Assembleia da República Barbosa de Melo, que considerou "uma pessoa a quem a democracia portuguesa muito deve".

Governo lembra "pessoa a quem a democracia muito deve"
Notícias ao Minuto

20:16 - 07/09/16 por Lusa

Política Barbosa de Lemos

O antigo presidente da Assembleia da República António Barbosa de Melo morreu hoje, aos 83 anos, no Centro Hospital e Universitário de Coimbra.

"Lamento profundamente, em nome do Governo e em meu nome pessoal, a morte do professor Barbosa de Melo", disse à Lusa o ministro Augusto Santos Silva, que assume a chefia do executivo na ausência do primeiro-ministro, António Costa, que se encontra numa deslocação de quatro dias ao Brasil por ocasião dos Jogos Paralímpicos.

Para o chefe da diplomacia portuguesa, Barbosa de Melo "é uma pessoa a quem a democracia portuguesa muito deve", quer enquanto fundador do PPD-PSD quer como presidente da Assembleia da República, a segunda figura do Estado, e com "uma participação política muito ativa".

No plano académico, Santos Silva considerou que Barbosa de Melo foi "um ilustre jurista" e destacou a "grande sensibilidade" que "sempre teve pelas questões do poder local e da formação política para as autarquias".

"É uma faceta talvez menos conhecida, mas não menos relevante para nós todos compreendermos a abrangência com que o doutor Barbosa de Melo entendia a democracia política e as instituições da democracia política", sublinhou o 'número dois' do Governo.

Nas declarações à Lusa, o ministro transmitiu ainda condolências à família de Barbosa de Melo e ao PSD, "que foi o seu partido de sempre".

Investigador e professor catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, António Moreira Barbosa de Melo foi um dos fundadores do PSD, no qual exerceu diversos cargos nos órgãos nacionais.

Integrou a Comissão para a elaboração da lei eleitoral para a Assembleia Constituinte em 1974, da qual foi também deputado. Exerceu novamente o mandato de deputado na Assembleia da República nos anos de 1976-1977 e 1991-1999.

Foi Presidente da Assembleia da República durante a VI Legislatura (1991-1995) e foi membro do Conselho de Estado. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório