Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Barbosa de Melo: Mota Amaral destaca "parlamentar de relevo"

O antigo presidente da Assembleia da República Mota Amaral disse hoje que António Barbosa de Melo "foi um parlamentar de relevo" e teve "um papel importantíssimo na Assembleia Constituinte".

Barbosa de Melo: Mota Amaral destaca "parlamentar de relevo"
Notícias ao Minuto

19:39 - 07/09/16 por Lusa

Política Óbito

"Convivi de perto com António Barbosa de Melo na Assembleia Constituinte, onde foi um elemento muito sábio e teve um papel importantíssimo. Foi um parlamentar de relevo muito respeitado por todas as bancadas", afirmou à agência Lusa Mota Amaral.

O antigo presidente da Assembleia da República António Barbosa de Melo morreu hoje, aos 83 anos, no Centro Hospital e Universitário de Coimbra.

"A morte do professor António Barbosa de Melo é uma perda para o país e enche-me de profunda tristeza", declarou Mota Amaral, endereçando à família enlutada "sentidas condolências".

Para Mota Amaral, que foi presidente da Assembleia da República entre 10 de abril de 2002 e 16 de março de 2005, Barbosa de Melo "prestigiou o parlamento com um desempenho impecável", destacando, igualmente, a sua carreira académica que "deixou, também, marcas na Universidade de Coimbra".

"António Barbosa de Melo acompanhou com muito interesse e desde a primeira hora a institucionalização da autonomia política dos Açores", referiu o primeiro presidente do Governo Regional dos Açores, realçando, ainda, o "importante contributo" que deu "à consolidação do poder local democrático".

Barbosa de Melo nasceu em 1932 e foi presidente da Assembleia da República entre novembro de 1991 a novembro de 1995.

Investigador e professor catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, António Moreira Barbosa de Melo foi um dos fundadores do PSD, no qual exerceu diversos cargos nos órgãos nacionais.

Integrou a Comissão para a elaboração da lei eleitoral para a Assembleia Constituinte em 1974, da qual foi também deputado. Exerceu novamente o mandato de deputado na Assembleia da República nos anos de 1976-1977 e 1991-1999.

Foi presidente da Assembleia da República durante a VI Legislatura (1991-1995) e foi membro do Conselho de Estado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório