Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Ministro da Defesa no parlamento, com base aérea do Montijo na agenda

O presidente da Comissão de Defesa Nacional, o social-democrata Marco António Costa, anunciou hoje que a audição do ministro da Defesa Nacional, adiada antes do verão por motivos de agenda, vai realizar-se na próxima quarta-feira, 14 de setembro.

Ministro da Defesa no parlamento, com base aérea do Montijo na agenda
Notícias ao Minuto

13:45 - 07/09/16 por Lusa

Política Azeredo Lopes

Azeredo Lopes, cuja sexta presença na 3.ª comissão parlamentar tinha sido solicitada pela bancada do PSD sobre a última cimeira da NATO, vai ser questionado sobre as negociações entre Governo e privados para a possível utilização de parte da base militar aérea n.º6, no Montijo, para fins civis, segundo Marco António Costa e outros deputados.

A comissão parlamentar presidida pelo antigo porta-voz do PSD já enviou duas cartas, em maio e julho, quer ao executivo socialista, quer à ANA (Aeroportos de Portugal), detida pela francesa Vinci, a pedir informações sobre este processo hipotético de o Montijo vir a complementar o Aeroporto Humberto Delgado, Lisboa ("Portela + 1"), mas ainda não obteve respostas.

Marco António Costa e os parlamentares socialistas José Miguel Medeiros e João Soares e o social-democrata Bruno Vitorino sublinharam a necessidade de obter esclarecimentos até pelos alertas ouvidos por parte da Força Aérea aquando de uma visita ao local por parte dos deputados, no caso de uma futura decisão que prejudique a operacionalidade militar.

Bruno Vitorino solicitou também que a comissão parlamentar tivesse acesso, quando possível, aos inquéritos internos dos respetivos ramos sobre o acidente do avião de carga Hércules C-130, precisamente no Montijo e que provocou três mortos, e ao da recente morte de um militar no curso de comandos, a fim de os deputados os analisarem e verificar se há medidas a tomar.

Ainda sobre a hipótese "Portela + 1", João Soares afirmou que a opção do Montijo "é um disparate", tal como a opção que esteve para ser tomada da Ota. "Um disparate urbanístico e em termos de opções de transportes", disse, considerando um "mito" a ideia de que a capacidade da Portela está esgotada ou em vias disso, além de sugerir Alverca como "boa alternativa".

Uma proposta de agenda e programa de atividades para a segunda sessão legislativa será hoje enviada aos diversos grupos parlamentares representados nesta 3.ª comissão parlamentar, assim como um relatório preliminar das atividades anteriores abertos a sugestões e alterações, anunciou ainda o presidente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório